A Saúde Mental no Novo Normal

*Por Ricardo Lauricella

Com a pandemia instaurada pelo novo coronavírus, a expressão, o “novo normal” tem tomado conta do noticiário, lives, webinars e tantas outras formas de comunicação. Mas, afinal para onde estamos indo?

Psicólogos e psiquiatras são unânimes em apontar que a mudança súbita do estilo de viver, imposto pela ameaça da Covid-19, evidencia os riscos à saúde mental. Além das bruscas alterações em nosso cotidiano, com falta de rotinas as quais estávamos acostumados, existe o receio de uma doença grave, ainda pouco conhecida.

Muitos de nós podem e, devem contar com o apoio de profissionais que nos ajudem a diferenciar o que são crenças limitantes irreais, dos medos saudáveis, que nos protegem. Neste universo, startups de consulta online como a Televita e Fala Freud têm despontado como ferramentas acessíveis.

Tantas incertezas no dito, novo normal, levaram empresas de diversos setores a apostarem em soluções como a da healthtech Vittude , com apoio psicológico para as ansiedades de seus colaboradores. Um mercado promissor, a própria Vittude apontou, durante a pandemia, um crescimento de pacientes em 318%.

O modelo de teleatendimento tem sido usado em diversas áreas, inclusive com uma incipiente telemedicina. Em uma discussão mais profunda, podemos debater até que ponto esse modelo pode ir. Mas, é inevitável dizer que tal prática veio para ficar e, em certa medida, democratizar o acesso à saúde.

Um forte abraço e cuide-se!

Ricardo Lauricella

ricardo@paragrafocomunicacao.com.br

Ricardo Lauricella é entusiasta do terceiro setor e saúde. Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º setor, trabalha há 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde. Por dez anos foi responsável, no CIES Global, pela diretoria de comunicação e relacionamento institucional, além de ter sido superintendente na Turma do Bem e membro fundador do Comitê Organizador do Fórum Intersetorial para Combate às DCNT´s no Brasil. Hoje atua em Comunicação Corporativa, na Parágrafo Comunicação e, é criador do podcast A Causa.

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!