HOME OFFICE NO PÓS-PANDEMIA (26/6,12hs)

PARTICIPE: HOME OFFICE NO PÓS-PANDEMIA DA CONVID-19

Senha: 627445

E….de repente….Go home! Ou Home Office! Foi o que muitas organiza├ž├Áes tiveram que decidir e dizer aos seus colaboradores quando as diretrizes sanit├írias estabeleceram a estrat├ęgia de distanciamento social com o in├şcio da pandemia da COVID-19. No mundo do trabalho esta foi a solu├ž├úo para os servi├žos n├úo essenciais que, em primeira inst├óncia, poderiam ser executados nos domic├şlios dos colaboradores e entregues por meios digitais, utilizando-se tamb├ęm meios de comunica├ž├úo telef├┤nica e digital com chefias, pares, clientes e fornecedores.

Deste primeiro momento de Go home! podem-se observar resultados positivos e negativos. Uma pesquisa realizada pela Cushman & Wakefield aponta que:

…para 85% dos executivos, a experi├¬ncia do trabalho remoto tem mais pontos positivos do que negativos. Depois de semanas trabalhando em casa, 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como pr├ítica definitiva no Brasil ap├│s a pandemia do novo coronav├şrus. Esta pesquisa ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no pa├şs. O curioso ├ę que antes do isolamento social 42,6% das empresas nunca tinham adotado a pr├ítica e, em 23,8% das companhias, o home office n├úo passava de uma possibilidade em an├ílise1.

Mas os efeitos delet├ęrios tamb├ęm est├úo presentes neste cen├írio. O website da Revista Forbes aponta para os riscos de burnout e agravamento de quest├Áes de sa├║de mental pr├ę-existentes, seja de profissionais aut├┤nomos ou mesmo daqueles com empregos fixos que se submetem a ambiente f├şsico e social n├úo adequados no domic├şlio, bem como a uma rotina mal administrada que n├úo permite a contempla├ž├úo do desempenho ocupacional equilibrado em todas as suas ├íreas, conforme descritas pela Associa├ž├úo Americana de Terapia Ocupacional3.

E no per├şodo p├│s-pandemia (que ainda nem sabemos exatamente quando se iniciar├í) como ├ę que as organiza├ž├Áes podem dar um passo para tr├ís e ÔÇťcolocar a lupaÔÇŁ na situa├ž├úo de home office de cada um de seus colaboradores a fim de avaliar adequa├ž├Áes e inadequa├ž├Áes, riscos, perdas e ganhos para ambos os lados? E, em finalizando o diagn├│stico situacional, como adequar a quest├úo de uma forma que seja poss├şvel de acordo com a realidade de cada organiza├ž├úo?

Para responder a estas quest├Áes, a┬áMantris ÔÇô Gest├úo em Sa├║de Corporativa4┬áconvidou a Terapeuta Ocupacional e Consultora de Gest├úo em Sa├║de, J├║nia J. Rjeille Cordeiro, da┬áSistematize Servi├žos5┬ápara auxiliar gestores de recursos humanos e demais interessados a colocarem a lupa sobre o tema e mudarem o cen├írio de forma a valorizar o capital humano com sustentabilidade e levando em considera├ž├úo os impactos de suas a├ž├Áes na coletividade, tendo por base os princ├şpios da Ocupa├ž├úo Humana.

Servi├žo:

LiveHome Office no P├│s-Pandemia ÔÇô como diagnosticar a situa├ž├úo instalada durante a pandemia e se preparar para os ajustes poss├şveis no futuro pr├│ximo.

Link para acesso: https://lnkd.in/dz-yjAH

Senha: 627445

Referências:

1https://exame.com/carreira/home-office-definitivo-para-74-das-empresas-no-brasil-a-resposta-e-sim/

2 https://forbes.com.br/carreira/2019/03/4-dicas-de-saude-mental-para-trabalhadores-remotos/

3AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Occupational therapy practice framework:  Domain and process 3rd ed. Am. J. Occup. Therapy. v. 68 (Supplement 1) 2014.  S1-S48.

4www.mantris.com.br

5www.sistematize.com.br

J├║nia J. Rjeille Cordeiro

S├│cia-Consultora da Sistematize Servi├žos

@sistematize_desafios

Seja HIHUB.TECH­čîÄHealth Innova HUB

O atributo alt desta imagem est├í vazio. O nome do arquivo ├ę Grupo-StartupSa├║de-Facebook.jpg

CURTA­čĹŹ┬áCanal HIHUB.TECH­čîÄHealth Innova HUB

Fernando Cembranelli  fernando@hihub.tech

CEO HIHUB.TECH­čîÄHealth Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

M├ędico formado pela UNIFESP, com Resid├¬ncia M├ędica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Cl├şnicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSa├║de, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!