Grandes crises socioeconômicas, como a que estamos vivemos decorrente do COVID-19, costumam ser agentes catalisadores de mudanças comportamentais, tecnológicas e produtivas. Quais serão as transformações na odontologia?
Nossa profissão possui um alto risco de contaminação biológica: Hepatite, HIV, Tuberculose e agora o COVID, pois é, o uso dos EPIs e protocolos de segurança sempre foram necessários mas de alguma maneira vinham sendo negligenciados por boa parte de nossa classe. Óculos de proteção? ” Imagine, uso o de grau ou é só manter o rosto afastado”; Troca de jaleco ou máscara a cada paciente? Somente se a sujeira ou sangue ficasse aparente; Propé ou babador descartável? Desnecessário, vai gastar muito e por aí ia.

A preocupação extrema que colegas postam em suas redes sociais quando precisam ir atender os procedimentos eletivos, acredito fazer parte da curva de aprendizado desta feliz mudança que iremos notar pós- COVID: A adesão mandatória aos EPIs e aos protocolos de segurança. FaceShield, óculos de proteção no dentista e no paciente, dispositivos que minimizam a dispersão do aerosol, jalecos descartáveis em todos os atendimentos serão o “novo normal” em um futuro próximo.
Há um outro ponto na prática Odontológica que não estava recebendo a devida atenção e que deixou muitos colegas em maus lençóis quando foi necessário interromper os atendimentos de uma hora para outra: A falta de uma gestão adequada.

A grande maioria não tinha a previsibilidade de receitas e despesas; antecipava todos pagamentos recebidos no cartão; não trabalhava com contrato nem com os pacientes nem com os funcionários além de não alimentar uma presença digital efetiva.
A boa notícia é que estes fatos estão fazendo o movimento de propagar o comportamento empreendedor ganhar força. O que antes se limitava a influenciadores e cursos isolados muito provavelmente fará parte da grade curricular antes do que se previa, ou pelo menos deveria…rsrs…mas a responsabilidade e papel das universidades é assunto para outro artigo 😉
O que não se pode negar é que o tempo disponível em casa aliada a dor que não pretendem viver novamente esta fazendo com que muitos dentistas coloquem em prática os projetos de digitalização de dados do consultório, as planilhas financeiras, o cálculo da sua hora clinica, quanto custa para chegar e atender cada paciente? Ao colocar na ponta do lápis muitos estão se surpreendendo e repensando a prática atual.
Vale a pena manter o consultório com tantos horários vazios? Como sustentar o custo de todos estes EPIs? De que maneira comprar equipamentos tecnológicos como scanner e anestesia digital ao mesmo tempo que acumula uma reserva de emergência? Como gerir da melhor maneira a secretária, os parceiros, o marketing se o que eles gostam e foram educados a fazer é tratar dentes?! E em resposta a tantos questionamentos um modelo de negócio que passará a ter a devida notoriedade são os co-workings, economia compartilhada na odontologia! Um modelo de negócio tão promissor, mas que talvez por uma cultura tão enraizada do consultório próprio não conseguia alavancar.
Se você se encaixa neste grupo, que de alguma maneira se sentiu ou sente perdido ou frustrado por não saber o que fazer, qual ferramenta utilizar, como inovar, saiba que não é o único e não existe uma resposta pronta, o que temos e podemos fazer é pertencer a uma comunidade, descobrir juntos, nos cercarmos de pessoas progressistas que vivem ou viveram a mesma dor, entender o que elas fizeram, trocar experiencias e ir incorporando praticas melhores no seu dia a dia. Aqui na Health Innova Hub é assim, faça parte da nossa comunidade e vamos juntos vivenciar a Odontologia do Amanhã.
Curta Canal HIHUB.TECH🌎Health Innova HUB
#healthinnovahub, #comunidadehihub,#hihubtech,#hihubventures

Participe da ComunidadeHIHUB.TECH🌎Health Innova HUB

Explore StartupSaude.com (Portal de Inovação em Saúde)
Será ÓTIMO tê-los CONOSCO🤝🤝👊👊
Fernando Cembranelli, MD/MBA
fernando@hihub.tech.
ACEITE🤝Desafio Saúde do Amanhã 2020 HIHUB.TECH🌎

“Leading Digital Healthcare Innovation Ecosystems“
[…] Lições Pós- Pandemia para a Odontologia! […]