Você está pronto(a) para a 2a Onda do Coronavírus?

Eu não sou Mãe Dináh (com suas famosas previsões) MAS gostaria de destacar alguns sinais que PODEM FORTEMENTE nos levar a um “repique” de coronavírus no Brasil.

O renomado epidemiologista americano Anthony Fauci (que passou grande parte de sua carreira estudando o HIV) fez uma avaliação sombria da devastação causada pelo coronavírus em todo o mundo e disse que a Covid-19 é a doença que seria seu “pior pesadelo” – uma nova infecção respiratória altamente contagiosa que causa uma quantidade significativa de doenças e morte. Adicionalmente antecipou que a AIDS é “realmente simples em comparação com o que está acontecendo com o Covid-19”. E vaticinou: “a devastação ainda não acabou”! (ver Fauci Warns That the Coronavirus Pandemic Is Far From Over, The New York Times, 09.jun.2020).

Alguns estados americanos animados com a diminuição da doença em Nova Iorque e Illinois resolveram fazer a abertura das medidas de isolamento e logo depois registraram sua maior média de sete dias de novos casos do coronavírus desde o início da pandemia. Nessa situação temos a “bagatela” de 14 estados, a saber: Alasca, Arizona, Arkansas, Califórnia, Flórida, Kentucky , Novo México, Carolina do Norte, Mississippi, Oregon, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e Utah (ver 14 states and Puerto Rico hit highest seven-day average of new coronavirus infections, The Washington Post, 08.jun.2020).

Tudo aponta para o seguinte: quando você ralaxa as medidas de isolamento social sem ter TESTADO, RASTREADO, ISOLADO e TRATADO (ver Covid-19: Testar, Rastrear, Isolar e Tratar são Ações Fundamentais!, Startup Saúde, 31.mai.2020) adequadamente, a Covid-19 tem ALTA PROBABILIDADE de ter um novo “repique”: ver Video: What will the coronavirus second wave look like? | COVID-19 Special, DW Germany, May 2020.

Agora imagine você o caso do Brasil que quase NÃO TESTOU E MUITO MENOS NEM RASTREOU o que acha que vai acontecer? … é “Pule de Dez” que teremos a 2ª onda da Covid-19 no Brasil e o que amedronta é que não sabemos quão forte ela será. No caso da Gripe Espanhola (1918-1919) a 2ª onda foi bem mais mortífera que a primeira.

Uma pergunta que não quer calar: como podemos relaxar o isolamento social se estamos numa curva ascendente de contaminação?

Para comprovar que não tenho “bola de cristal” nem sou Mão Dináh quando digo que acredito na 2ª onda da Covid-19 no Brasil, veja a quantidade de pessoas nas ruas da capital de SPaulo exatamente na data de 11.jun.2020: Vídeo: Médicos estão preocupados com os riscos de contaminação da Covid-19, Jornal Hoje, 12.jun.2020.

Além dos 14 estados americanos citados acima temos o retorno da 2ª onda da Covid-19 na Índia o que representa um caso muito crítico se consideramos o número de habitantes desse país. No Brasil, atualmente, já estamos vivendo com repique da Covid-19 em Pernambuco e Goiânia.

Para finalizar veja esta matéria aqui que sinaliza 03 cenários futuros para o coronavírus: Three potential futures for Covid-19: recurring small outbreaks, a monster wave, or a persistent crisis, Stat, 01.may.2020.

Veja mais abaixo o que a mídia mundial está sinalizando sobre o 2ª onda da Covid-19:

  1. Yes, America needs to brace itself for a second wave of coronavirus, Market Watch, 12.jun.2020

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!