Temer, o ethos e a queda do Olimpo!

Ontem, dia 18.10, a Comiss√£o de Constitui√ß√£o e Justi√ßa (CCJ), rejeitou a segunda den√ļncia contra Temer, por 39 votos a favor e 26 contra, o relat√≥rio do deputado Bonif√°cio de Arruda (PSDB-MG).

Quando tive a oportunidade de fazer meu MBA em Duke,  a lição mais importante que tive foi respeitar o código de ética daquela instituição. Aquela era a fundação, em cima da qual todo nosso conhecimento se ergueu.

Para mim o maior exemplo disso, foi um aluno admitido, que durante a primeira semana de aulas fez um coment√°rio ofensivo no Facebook, sobre algumas de suas colegas de turma. No dia seguinte, ele foi gentilmente convidado a se retirar do curso e assim o fez.

Neste sentido, n√£o importa quanto o Brasil cres√ßa, quantos unic√≥rnios nas√ßam aqui, quantos bilh√Ķes levantemos de investimento, se n√£o houver absoluta clareza entre o certo e o errado e o primeiro passo para isso √© que a √©tica seja um princ√≠pio inabal√°vel de nossas decis√Ķes.

N√£o √© √©tico, nem correto comprar decis√Ķes de governantes, n√£o √© correto o pagamento de propina, assim como n√£o √© correto liberar verba e cargos para parlamentares, a fim de influenciar a decis√£o de vota√ß√£o deles.

Infelizmente, temos atualmente muito pouco a se comemorar no Brasil, pois tendo participado ativamente dos movimentos para tirar a ex-presidente Dilma, pelo extenso envolvimento do seu governo com a Lava Jato, nos vemos agora com um presidente apócrifo, cuja melhor habilidade é captar parlamentares para seus interesses, utilizando os meios que forem necessários.

Definitivamente, o Olimpo caiu e seus semi-deuses, se vêem semi-nus, em meio a uma plebe escandalizada.

Den√ļncia Temer

Foto: Deputados se manifestam durante a sess√£o da C√Ęmara de Constitui√ß√£o e Justi√ßa

O que é ética ?

O termo √©tica deriva do grego ethos (car√°ter, modo de ser de uma pessoa). √Čtica √© um conjunto de valores morais e princ√≠pios que norteiam a conduta humana na sociedade. A √©tica √© constru√≠da por uma sociedade com base nos valores hist√≥ricos e culturais e √© formada por seus valores e princ√≠pios.

Códigos de ética 

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

O que √© primeira den√ļncia contra Temer?

Baseada na delação premiada dos donos da JBS, o ex-procurador geral, Rodrigo Janot, denunciou o presidente Temer e seu assessor Rocha Loures ao STF pelo crime de corrupção passiva. Foi a primeira vez na história do Brasil que um presidente é denunciado durante o mandato. Para Janot, a mala com R$500 mil entregue a Loures por um diretor da JBS era para Temer, o que configura corrupção.

O que √© a segunda den√ļncia contra Temer ?

A segunda den√ļncia, apresentada pelo ex-procurador geral da Rep√ļblica Rodrigo Janot, afirma que o presidente Temer foi um dos l√≠deres da organiza√ß√£o “PMDB na C√Ęmara”

De acordo com a den√ļncia, este grupo era formado pelo deputado cassado Eduardo Cunha (RJ), ex-ministro Geddel Vieira Lima (BA) e Henrique Alves (RN) e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Lourdes (PR).

Eles teriam negociado ao menos R$587 milh√Ķes em propina de √≥rg√£os como Caixa Econ√īmica, Furnas, Petrobras e Minist√©rio da Integra√ß√£o Nacional.

 

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innovation HUB

Sobre Fernando Cembranelli

M√©dico formado pela UNIFESP, com Resid√™ncia M√©dica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Cl√≠nicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSa√ļde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu coment√°rio para nossa comunidade!