South by Southwest 2018: O desafio de conectar os pontos!

Foto: Painéis do Artista Plástico Eduardo Cobra, no South by Southwest 2018 (SXSW 2018)

Ao longo desta semana, tive a oportunidade de relatar um pouco da minha experi√™ncia no South by Southwest 2018, o maior Festival de Inova√ß√£o do Mundo. Com mais de 50 mil participantes e delega√ß√Ķes de diversas partes do mundo, o evento pode ser considerado uma overdose do amanh√£ e, confesso, que em alguns momentos, fiquei burned out com tanta informa√ß√£o.

ggjG561MQvSCRo6PRREYfg

Foto: Fernando Cembranelli, no South by Southwest (SXSW 2018)

A cada hora, mais de vinte pain√©is simult√Ęneos come√ßam, ofere√ßando in√ļmeras escolhas imposs√≠veis para seus participantes, pois os pain√©is n√£o acontecem apenas no Austin Convention Center, mas por um per√≠metro que se espalha por toda a cidade, ocupando os Centros de Conven√ß√Ķes dos principais hot√©is, cinemas para o Festival de Cinema e bares para o Festival Musical. A cidade, literalmente, se transforma em fun√ß√£o do Festival e recebe algumas das personalidades mais relevantes da atualidade como Elon Musk (incr√≠vel), Michael Dell (boring), Melinda Gates (n√£o consegui ver), o Prefeito de Londres, o ator Luke Skywalker, de Jornada nas Estrelas, Steven Spielberg, Spike Lee, e os brasileiros kondzilla e o artista pl√°stico Eduardo Cobra.

Vídeo: Health Innova HUB diretamente do South by Southwest 2018

Logo, a primeira decisão que você deve fazer no South by Southwest é o quê e quem você vai ver, de preferência com alguma antecedência, porquê a partir do momento que o evento começou, a chance de você ficar sabendo de alguma celebridade que apareceu num painel, através do WhatsApp, é muito grande.

Em segundo lugar, o evento consiste em sua maioria, em uma série de painéis que se seguem em sequência e ter um grupo legal, para comentar e digerir tudo o que está se vendo é fundamentamental para que tantas idéias diferentes façam nestido. Neste sentido, o evento é tão grande que encontrar brasileiros ocasionalmente pelo evento é possível, mas encontrar seus amigos, só combinando mesmo.

Vale dizer também, que apesar do evento durar 9 dias, que são diferentes festivais que vão acontecendo, a maior parte da programação do Festival acontece de sexta-feira à terça-feira, durante o Festival Interactive,  sendo que muitos brasileiros já vão embora na terça-feira à noite, ou quarta-feira.

Em Sa√ļde Digital h√° um track de Healthcare, com uma programa√ß√£o interessante, mas n√£o cutting edge, sendo que os pain√©is mais interessantes que assisti estavam relacionados √† engajamento digital do paciente, quais s√£o os resultados e quais as ferramentas dispon√≠veis.

V√≠deo: Luta de rob√īs na South by Southwest 2018

Certamente, o South by Southwest √© um evento √ļnico, seja pela qualidade, diversidade e quantidade de speakers, pain√©is, exposi√ß√Ķes ¬†e conex√Ķes poss√≠veis criadas durante a semana, em que este ecossistema de inova√ß√£o, se materializa com todo o vigor em Austin, Texas.

Dar sentido e conectar os pontos de tudo que vi e aprendi com este evento incrível? Só com o passar e olhando para trás, para entender o que aprendi e quanto cresci com esta oportunidade ÚNICA!

Obrigado Health Innova HUB!

Fernando Cembranelli, MD/MBA

Founder e CEO Health Innova HUB
”¬†Leading¬†Healthcare Innovation Ecosystems

 

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

M√©dico formado pela UNIFESP, com Resid√™ncia M√©dica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Cl√≠nicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSa√ļde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu coment√°rio para nossa comunidade!