Setembro Amarelo: Awareness e cuidado da saúde mental

Poucos assuntos são tão sensíveis e discriminados como o suicídio. Porém, ao ignorá-lo não estamos reduzindo sua incidência, nem sua prevalência em nossa população.

No mundo, é a segunda causa de morte entre mulheres de 15 a 19 anos, e a terceira entre homens da mesma idade, ficando atrás somente de acidentes de trânsito e violência urbana, segundo o Lancet.

De acordo com a OMS, pouco é feito na área de prevenção. Pesquisadores apontam que uma das estratégias importantes para reduzir o suicídio é limitar o acesso a meios que facilitem o suicídio, como armas.

Vídeo: Prevenção ao Suicídio de Adolescentes

Este ano, 2018, foi particularmente sensível pois relatos próximos e distantes de colegas médicos e de alunos, em fase pré-vestibular, que tiraram a própria vida, trouxeram este tema mais próximo da nossa realidade, apesar de não ter despertado a discussão necessária para entendermos as causas e efeitos, deste problema, bem como a melhor forma de enfrentá-lo.

Vídeo: Suicide Prevention, TEDxYouth@Toronto

Pessoalmente, apesar de ter me formado em medicina e adorar super-heróis, entendi os meus limites e, quando necessário, busquei ajuda, sendo que se pudesse, teria buscado ajuda antes. Sem dúvida alguma, ter a abertura para cuidar da própria saúde é fundamental.

O mais impressionante é observar a gravidade deste problema entre os profissionais de saúde, e observar que nos Estados Unidos, a taxa de suicídio entre médicos, é o dobro da população geral

Um dos fatores fundamentais para isto acontecer é a falta de tratamento, ou subtratamento de depressão ou outras doenças mentais, entre os profissionais que tiram a própria vida.

Captura de Tela 2018-09-04 às 11.33.00.png

Artigo: “Doctor’s Suicide Rate Highest of Any Profession” 

(Pauline Anderson,08/05/18,WebMD)

Afinal, como enfrentar um desafio tão complexo, como este ?

Precisa de ajuda?

Conheça o Centro de Valorização da Vida (CVV)

Não tenha medo de pedir ajuda,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

 

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!