“Se você quer inovar, comece fazendo novos amigos”, Dra. Andressa Gulin, founder Lifedoc

A área da saúde está em transformação. Novos e antigos players estão entendendo que acelerar a transformação da saúde pode diminuir custos, engajar pacientes e aumentar sua própria empresa.

A Dra. Andressa Gulin compreendeu essa transformação e partiu para conhecer novas perspectivas acerca das transformações em vários setores da sociedade, tendo ido inclusive para a Singularity Universityfaculdade  que tem como foco a inovação exponencial, sendo apoiada pelo Google e pela NASA.

Com uma trajetória de impacto e inovação, a Dra. Andressa nos concedeu uma entrevista aonde explicou um pouco de seus aprendizados, além de mostrar o que nos ensinará no curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

HIHUB: Qual a sua trajetória na saúde?

AG: Me formei em medicina em 2009 pela Universidade Positivo e logo após entrei na Residência de Clínica Médica no HC – UFPR e na Pós Graduação de Gestão em Saúde na FAE em Curitiba. Eu nasci em uma família empreendedora, então sempre me interessei por essa área, mas não queria deixar a parte clínica ainda.

Após a residência de clínica, entrei para oncologia, pois acreditava que para ser uma boa gestora/empreendedora na área de saúde, eu precisava conhecer melhor sobre o sofrimento humano, entender as demandas dos pacientes, compreender mais do que apenas números ou protocolos. Fui estudar no INCA – RJ oncologia clínica, e após um ano de residência, percebi que a maioria das vezes o sofrimento humano era causado pelo processo de adoecer, e não pela doença em si. O sistema que nós criamos em saúde – seja ele particular ou público – é muitas vezes o principal fator de sofrimento, angústia e incerteza do paciente.

Drica

Gestão em saúde não respondia minhas dúvidas. Eu não queria aprender o que as pessoas faziam, eu queria saber como criar uma forma nova de tirar o sofrimento desnecessário do paciente. Resolvi parar de estudar os protocolos de oncologia, fiquei 2 anos trabalhando como clínica e com cuidados paliativos e procurando me informar sobre como podemos construir um futuro em um mundo que nunca foi tão rápido, e nunca será devagar novamente.

E foi assim que acabei indo estudar Inovação.

HIHUB: Como foi participar da Singularity?

 AGFiz um curso de Inovação na Pipa.com.vc no RJ em 2013  –  mais ou menos como esse que vamos fazer. Claro que eu era a única médica, mas aprendi muito sobre inovação​, design thinking, mindset. No curso tínhamos um desafio de criar uma idéia, e o tema do meu time era mobilidade urbana. Em 2014 o tema do Global Challange da Singularity era sobre mobilidade urbana, e o projeto foi selecionado como um dos finalistas.

Drica

HIHUB: Quais perspectivas você trouxe dessa experiência?

AG: A Experiência vai muito além do conteúdo ministrado pela Singularity. Para mim, a experiência de viver por 3 meses em uma imersão com pessoas das mais diversas áreas, de mais de 30 países distintos, com uma atmosfera que celebra a criatividade, o sonho, as oportunidades, é o que consegue mudar a sua forma de ver o mundo.

Nós médicos estamos sempre cercados de outros médicos, que fazem e agem da mesma forma que fomos condicionados a pensar. Assim nossas conversas são sempre iguais. Mas já imaginou filosofar sobre as perspectivas de um serviço de saúde melhor com um físico quântico , uma professora de escola para mulheres no afeganistão, um engenheiro mecâncio do Google e um designer da IDEO? Imagina isso todos os dias durante 3 meses! Impossível não sair melhor. Por isso que eu digo: se você quer inovar, comece fazendo novos amigos.

​Ser médica, entender sobre a vida, a morte e o sofrimento foi uma das melhores bagagens que eu poderia levar comigo. Inovação é uma arte de utilizar ferramentas (tecnologias) para satisfazer as reais necessidades do ser humano​. Como médica e minha vivência nesta área, acho que consigo unir muita coisa de raciocínio lógico, empatia, ferramentas de diagnóstico – tanto para a parte clínica como para negócios.  

Além disso, a área de saúde é um campo enorme onde o conhecimento médico nos dá embasamento para entender o que é  ‘espuma”, e o que é realmente impactante na área de melhorias de saúde.

HIHUB: É possível implementar o conhecimento adquirido lá em questões brasileiros?

 AG: O grande lance da Singularity na minha experiência é a abertura do seu próprio mindset em relação ao mundo atual e suas oportunidades.

Gosto muito da frase do Albert Einstein que diz: “uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu estado original.”

Drica

HIHUB: Quais conselhos você dá para quem quer empreender e inovar na saúde?

AG: Para inovar: Faça novos amigos ! Entender novas perspectivas, conversar com pessoas com mindset diferente de você, escutar a opinião dos outros, entender o contexto e a cultura das pessoas são fundamentais para criar novas idéias. Seja em um novo negócio ou em negócios que já existem.

Para empreender: minha frase do momento é: “Se der medo, vai com medo mesmo!”

O que vale é a sua capacidade de lidar com todos esses desafios sem perder o foco em entregar aquilo que você acredita.


A Dra. Andressa Gulin estará conosco no Curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, falando sobre inovação exponencial em saúde. Não deixem de participar!

PARTICIPE!

Participe do nosso Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúde, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, em São Paulo. O curso téorico-prático incluirá visitas à excelentes empreendedores e startups de São Paulo e aulas com alguns dos maiores empreendedores e inovadores em saúde do país.

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO!

faixa-curso-empreendedorismo-saude

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!