“Se você quer inovar, comece fazendo novos amigos”, Dra. Andressa Gulin, founder Lifedoc

A área da saúde está em transformação. Novos e antigos players estão entendendo que acelerar a transformação da saúde pode diminuir custos, engajar pacientes e aumentar sua própria empresa.

A Dra. Andressa Gulin compreendeu essa transformação e partiu para conhecer novas perspectivas acerca das transformações em vários setores da sociedade, tendo ido inclusive para a Singularity Universityfaculdade  que tem como foco a inovação exponencial, sendo apoiada pelo Google e pela NASA.

Com uma trajetória de impacto e inovação, a Dra. Andressa nos concedeu uma entrevista aonde explicou um pouco de seus aprendizados, além de mostrar o que nos ensinará no curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

HIHUB: Qual a sua trajetória na saúde?

AG: Me formei em medicina em 2009 pela Universidade Positivo e logo após entrei na Residência de Clínica Médica no HC – UFPR e na Pós Graduação de Gestão em Saúde na FAE em Curitiba. Eu nasci em uma família empreendedora, então sempre me interessei por essa área, mas não queria deixar a parte clínica ainda.

Após a residência de clínica, entrei para oncologia, pois acreditava que para ser uma boa gestora/empreendedora na área de saúde, eu precisava conhecer melhor sobre o sofrimento humano, entender as demandas dos pacientes, compreender mais do que apenas números ou protocolos. Fui estudar no INCA – RJ oncologia clínica, e após um ano de residência, percebi que a maioria das vezes o sofrimento humano era causado pelo processo de adoecer, e não pela doença em si. O sistema que nós criamos em saúde – seja ele particular ou público – é muitas vezes o principal fator de sofrimento, angústia e incerteza do paciente.

Drica

Gestão em saúde não respondia minhas dúvidas. Eu não queria aprender o que as pessoas faziam, eu queria saber como criar uma forma nova de tirar o sofrimento desnecessário do paciente. Resolvi parar de estudar os protocolos de oncologia, fiquei 2 anos trabalhando como clínica e com cuidados paliativos e procurando me informar sobre como podemos construir um futuro em um mundo que nunca foi tão rápido, e nunca será devagar novamente.

E foi assim que acabei indo estudar Inovação.

HIHUB: Como foi participar da Singularity?

 AGFiz um curso de Inovação na Pipa.com.vc no RJ em 2013  –  mais ou menos como esse que vamos fazer. Claro que eu era a única médica, mas aprendi muito sobre inovação​, design thinking, mindset. No curso tínhamos um desafio de criar uma idéia, e o tema do meu time era mobilidade urbana. Em 2014 o tema do Global Challange da Singularity era sobre mobilidade urbana, e o projeto foi selecionado como um dos finalistas.

Drica

HIHUB: Quais perspectivas você trouxe dessa experiência?

AG: A Experiência vai muito além do conteúdo ministrado pela Singularity. Para mim, a experiência de viver por 3 meses em uma imersão com pessoas das mais diversas áreas, de mais de 30 países distintos, com uma atmosfera que celebra a criatividade, o sonho, as oportunidades, é o que consegue mudar a sua forma de ver o mundo.

Nós médicos estamos sempre cercados de outros médicos, que fazem e agem da mesma forma que fomos condicionados a pensar. Assim nossas conversas são sempre iguais. Mas já imaginou filosofar sobre as perspectivas de um serviço de saúde melhor com um físico quântico , uma professora de escola para mulheres no afeganistão, um engenheiro mecâncio do Google e um designer da IDEO? Imagina isso todos os dias durante 3 meses! Impossível não sair melhor. Por isso que eu digo: se você quer inovar, comece fazendo novos amigos.

​Ser médica, entender sobre a vida, a morte e o sofrimento foi uma das melhores bagagens que eu poderia levar comigo. Inovação é uma arte de utilizar ferramentas (tecnologias) para satisfazer as reais necessidades do ser humano​. Como médica e minha vivência nesta área, acho que consigo unir muita coisa de raciocínio lógico, empatia, ferramentas de diagnóstico – tanto para a parte clínica como para negócios.  

Além disso, a área de saúde é um campo enorme onde o conhecimento médico nos dá embasamento para entender o que é  ‘espuma”, e o que é realmente impactante na área de melhorias de saúde.

HIHUB: É possível implementar o conhecimento adquirido lá em questões brasileiros?

 AG: O grande lance da Singularity na minha experiência é a abertura do seu próprio mindset em relação ao mundo atual e suas oportunidades.

Gosto muito da frase do Albert Einstein que diz: “uma mente que se abre a uma nova idéia, jamais retorna ao seu estado original.”

Drica

HIHUB: Quais conselhos você dá para quem quer empreender e inovar na saúde?

AG: Para inovar: Faça novos amigos ! Entender novas perspectivas, conversar com pessoas com mindset diferente de você, escutar a opinião dos outros, entender o contexto e a cultura das pessoas são fundamentais para criar novas idéias. Seja em um novo negócio ou em negócios que já existem.

Para empreender: minha frase do momento é: “Se der medo, vai com medo mesmo!”

O que vale é a sua capacidade de lidar com todos esses desafios sem perder o foco em entregar aquilo que você acredita.


A Dra. Andressa Gulin estará conosco no Curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, falando sobre inovação exponencial em saúde. Não deixem de participar!

PARTICIPE!

Participe do nosso Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúde, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, em São Paulo. O curso téorico-prático incluirá visitas à excelentes empreendedores e startups de São Paulo e aulas com alguns dos maiores empreendedores e inovadores em saúde do país.

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO!

faixa-curso-empreendedorismo-saude

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do HIHUB.TECH🌎Inovação🌟Saúde🚀 Médico pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administração Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA pela Duke University, com foco em Healthcare Management (fernando@hihub.tech)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!