Relação Corporações e Startups: uma jornada de aprendizado (ESPERA)

O evento está em LISTA DE ESPERA

INSCREVAM-SE

Embora o crescente movimento de aproximação das grandes empresas com o ecossistema empreendedor na busca pelo fortalecimento dos esforços de inovação tenha promovido intensas trocas e aprendizados entre os atores envolvidos, ainda persistem grandes desafios.

  • Como gerar mais valor para a Cia. na relação com startups?
  • Quais os ativos da corporação de maior interesse dos empreendedores? Como gerenciar tais sinergias?
  • Como estruturar um veículo de investimento para aporte nas startups?
  • Como engajar as áreas de negócio nas iniciativas de Corporate Venturing?
  • Como acelerar um negócio investido por uma corporação?
  • Como promover a geração de spin-offs corporativos?
  • Quais os modelos ideais de governança das iniciativas de Corporate Venturing?

Todas essas são questões enfrentadas pelos praticantes do Corporate Venturing no Brasil e sobre as quais um Grupo de Trabalho Indústria-Startup da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) quer mergulhar em prol do fortalecimento e impacto dos esforços de inovação dos seus Associados.

O Workshop tem portanto como objetivo promover o debate entre especialistas, executivos, empreendedores, praticantes e interessados em Corporate Venturing, de forma a permitir a construção de uma agenda de demandas de aprendizado que servirão de base para atuação do Grupo de Trabalho Indústria-Startup da ANPEI.

AGENDA

  • Boas Vindas. 15min
    • Rafael Navarro, BRASKEM
  • Alinhando Conceitos: palestras de 2 especialistas sobre Corporate Venturing. 1h
    • Bruno Moreira, Inventta
    • Peter Seiffert, Embraer
    • Marcelo Nakagawa, Insper
  • Debate: debate aberto entre os participantes através da metodologia do fishbowl. 1h
  • Coffee-break. 30min
  • Grupos de construção: atividade em grupos para construção de uma agenda de temas a serem explorados pelo GT ao longo dos próximo meses.45min
  • Encerramento

SOBRE OS PALESTRANTES

Bruno Moreira é CEO da Inventta, sócio do Grupo Instituto Inovação, conselheiro da Inseed Investimentos e do TroposLab. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC de Minas Gerais e Pós-Graduado em Marketing pela ESPM, iniciou sua carreira na Artur Andersen, passando em seguida pela DiamondCluster Intl. e pela Telefónica. Já como sócio do Instituto Inovação, fundou e empreendeu a Inventta onde liderou projetos de inovação, estratégia e novos negócios junto a grandes empresas e diversos atores institucionais do ecossistema de inovação. Atua também como professor de Venture-driven innovation da FIAP.

Peter Seiffert é um dos pioneiros em Corporate Venture Capital no Brasil, estruturou e implantou o FIP AEROESPACIAL e o FIP EMBRAER VENTURES. É premiado e reconhecido internacionalmente pela Global Corporate Venture (Raising Star em 2016 e Power LIst 100 em 2017). Sendo considerado uma das 100 pessoas mais influentes no mundo em Corporate Venture Capital. Possui graduação em Curso de Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), mestrado em Gestão da Qualidade e da Produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).É também sócio & fundador da ALLGOO (soluções de inteligência artificial e automação para o mercado financeiro) e da VALETEC CAPITAL INVESTIMENTOS (gestora de recursos). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em desenvolvimento de novos negócios, corporate venture capital e inovação em negócios. Já desenvolveu negócios com receitas superiores a R$ 5 bilhões ao ano. É autor do livro EMPREENDENDO NOVOS NEGÓCIOS EM CORPORAÇÕES.

Marcelo Nakagawa é Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em administração e planejamento (PUC-USP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP). Tem uma experiência de mais de 25 anos como executivo e acadêmico nos temas empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de empresas. Tem atuado como docente de empreendedorismo no Insper (graduação, mestrado, MBA e cursos executivos), Fundação Vanzolini (especialização), FIA (especialização) e Instituto Butantan (MBA). Também é coordenador adjunto na FAPESP (PIPE) e consultor empresarial na área de inovação e empreendedorismo. É membro do conselho da Anjos do Brasil e colunista do Estadão PME, Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN) e colaborador da Exame e outras publicações. Liderou o desenvolvimento de importantes programas de educação empreendedora como o Bota Pra Fazer (Endeavor), StartupOne (FIAP), Inovativa Brasil (MDIC) e PIPE Empreendedor (FAPESP). Antes disso, foi docente de empreendedorismo e inovação de diversas instituições como Endeavor, FGV, ESPM, FACCAMP, BM&F Bovespa e ocupou diversas funções em instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais. Foi diretor de emprendedorismo da FIAP e atuou como chefe da área de pesquisa para Américas da Naspers/MIH, diretor da Agência IPT de Inovação, Gerente de Pesquisa da empresa de venture capital Eccelera, Pesquisador na empresa de consultoria estratégica A.T.Kearney, além de ocupar diversas posições no The Sumitomo Bank.

INSCREVAM-SE

Uma oportunidade imperdível,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

Founder y CEO Health Innova HUB
Health Innova HUB sem logo

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!