HealthcareTrek: Como a Realidade Virtual pode contribuir no Tratamento da Sa√ļde Mental?

Vídeo-game, filme, locomoção e medicina são alguns dos usos da realidade virtual. Criar novas experiências e aumentar a imersão do usuário são aspectos relevantes, que tornam o usuário parte do produto, e faz com que a relação dele seja mais verdadeira e ativa em relação a experiência, ao produto e a empresa.

Agora, um dos usos mais promissores de VR √© em rela√ß√£o √† sa√ļde mental.

Dr. Jewell, psicólogo do Colorado, recentemente tratou um paciente traumatizado por um acidente de carro. O paciente desenvolveu ansiedade aguda, que sempre vinha à tona quando ele passava por ruas semelhantes a onde ocorreu o acidente. Dessa forma, ficou incapaz de dirigir em trajetos similares ao do dia do acidente.

Então, o Dr. Jewell tratou o paciente através de uma técnica chamada terapia de exposição, fornecendo orientação emocional enquanto revisavam o trajeto juntos.

Mas eles não retornaram fisicamente ao local. Eles revisitaram a rua através de realidade virtual.

O Dr. Jewell é um dos psicólogos que vem testando um novo serviço de uma startup do Vale do Silício, chamada Limbix que oferece terapia de exposição através do Daydream View, o óculos de realidade virtual do Google que funciona em conjunto com um smartphone.

realidade virtual
Uso da solução da Limbix.

 

“A experi√™ncia fornece exposi√ß√£o de maneira que os pacientes se sintam seguros”, disse ele. “N√≥s podemos ir juntos a um local, e o paciente pode me dizer o que ele est√° sentindo e o que ele est√° pensando”.

O servi√ßo recria locais ao ar livre utilizando outro produto do Google, o Street View, que cont√©m vasto banco de dados online de fotos que oferece retratos panor√Ęmicas de estradas e outros locais ao redor do mundo.

realidade virtual

No Healthcare Trek 2017 – Miss√£o ao Vale do Sil√≠cio, visitaremos empresas que acreditam nessa e em outro inova√ß√Ķes, como a Draper University, uma super universidade focada em revolucionar o ensino de empreendedorismo inovador.

O Healthcare Trek já está em sua 3a edição, e a cada edição podemos compartilhar novas experiências e vivenciar o que há de mais avançado no ecossistema empreendedor. A edição 2017 acontecerá entre 30/09 e 06/10, e ficaremos uma semana no Vale do Silício em uma imersão impactante no ecossistema mais inovador do mundo!

Acompanhe nossas redes sociais para saber quando ser√° nossa pr√≥xima Miss√£o de Sa√ļde¬†e n√£o fique de fora dessa transforma√ß√£o!

 

cropped-capa-health-innova-hub-centro.png

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci
HIHub Leader Development Program
felipe.ricci@hihub.co

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

M√©dico formado pela UNIFESP, com Resid√™ncia M√©dica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Cl√≠nicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSa√ļde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu coment√°rio para nossa comunidade!