Health Innova HUB (HIHUB.TECH)

Por que Shenzhen é o Vale do Silício, do Hardware ?

Imagine uma cidade que há trinta anos atrás era uma vila de pescadores e hoje abriga a maior concentração de empresas de tecnologia da China, onde se encontrar desde startups, a multinacionais como DJI, Mindray e Huawei, entre outras.

Foto: Shenzhen, na década de 80 (acima) e atualmente (abaixo)

A cidade começou a se desenvolver na década de 80, quando Deng Xiaoping, estabeleceu ali a primeira Zona Econômica Especial, que a permitia receber Investimento Direto Estrangeiro, o que nos próximos 40 anos iriam transformar a cidade, na megalópole tecnológica que é hoje, substituindo campos de arroz e pescadores, por trens de alta velocidade e uma cadeia global de hardware.

No vídeo abaixo, as sócias brasileiras da A2M, Alice Viana e Maria Helena, que moram na China, falam sobre o impacto de Shenzhen e porquê cada vez mais empresas brasileiras, vem aqui buscar fornecedores.

Porém, mais do que um Vale do Silício, Shenzhen é definitivamente o vale do hardware, sendo possível fabricar ali, qualquer hardware de saúde, que você imaginar, desde um wearable, para monitorar pacientes, até uma cadeira de rodas, com sensores digitais.

Neste sentido, Shenzhen possui algumas das melhores aceleradoras de Hardware do mundo, locais em que o seu projeto físico de tecnologia, pode se tornar realidade.

Vale a pena conferir alguns trechos deste documentário da Wired, sobre o tema.

Documentário Wired – Shenzhen: The Silicon Valley of Hardware

No HealthcareTrek 2019: Missão de Inovação, em Saúde, à China, vamos visitar Hong Kong, Shenzhen e Xangai, a fim de explorar as empresas inovadoras de saúde, que residem por lá, sejam grandes empresas, startups ou aceleradoras.

SAIBA MAIS: HealthcareTrek 2019

HealthcareTrek 2019

Explore o Vale do Silício, Oriente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Health Innova HUB