Por quê combater a corrupção é fundamental para o empreendedorismo?

Foto: Malas de dinheiro achadas no apartamento do o ex-ministro Gedel Vieira Lima

“Porquê não existe um ecossistema empreendedor forte, em meio a uma nação permeada pela corrupção” Fernando Cembranelli

A minha migração da medicina para o empreendedorismo em saúde, teve como modelos empreendedores da área da saúde, em especial àqueles selecionados pela Endeavor.

Desde o princípio, em 2014, entendi que o empreendedor deve ser um role model, cujo exemplo ajuda a disseminar a cultura empreendedora do Brasil.

Contudo, recentemente com os escandâlos da Lava Jato e todos os demais escândalos subsequentes fica mais claro, de que nada adianta uma nação cheia de empreendedores, num mar de lama e corrupção. O empreendedorismo e a ética são dois princípios complementares e indissolúveis.

Neste cenário, não existe copo cheio para os empreendedores, enquanto formos tolerantes com a corrupção.

World Map Corruption Index

Foto: World Map Perception Corruption Index 2010 (Mapa do Índice de Percepção da Corrupção 2010)

E estamos sendo tolerantes com a corrupção, over and over again. Nem adianta apontar para o partido do lado de lá, pois os partidos do lado de cá também estão igualmente sujos. A se o candidato derrotado à presidência tivesse ganho a eleição …

Porém, o mais grave é que empreendedores de extremo sucesso como Emílio Odebrecht, André Estevez, entre outros, que antes eram considerados midas, agora são meramente esquecidos. E quem os tinha em seus conselhos prefere esquecê-los, a discutir as lições que aprendeu neste processo.

O Brasil deve pode deixar de ser um país de memória tão curta, cuja memória seletiva só lembra o que lhe é conveniente.

Afinal, antes dos unicórnios vêm a ética!

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!