O desafio da monetização das startups de saúde são enormes e ainda são poucos exemplos no Brasil de startups de saúde digital que estão conseguindo crescer e monetizar seus negócios.
A PEBMED foi criada pelo médico Bruno Lagoeiro, junto com outros sócios da área de saúde e começou como um aplicativo de informações para tomada de decisão médica com um modelo freemium, que evoluiu para um aplicativo com modelo focado em assinatura, com tíquete médio de R$20,00, o que garantiu a posição entre os TOP 10 apps mais rentáveis do Brasil, após muita aprendizagem e grandes pivotagens.
A PEBMED, junto com a MEMED, foram duas excelentes startups de saúde, que foram aceleradas pela 21212, aceleradora icônica do Rio de Janeiro.
Foto: PEBMED na Aceleradora 21212
Apps que geraram mais receita no Brasil em 2016 combinando App Store e Google Play (exceto games)
Entrevista com Bruno Lagoeiro, médico e CEO da PEBMED:
Foto: Bruno Latoeiro, CEO da PEBMED e Presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS)
Como nasceu a PEBMED ?
A PEBMED nasceu da parceria entre três amigos ainda durante a faculdade de medicina. Nascemos dentro da Universidade Federal Fluminense, há 5 anos atrás, com o objetivo de levar informações para apoio na tomada de decisão a beira do leito. Naquela época existiam pouquíssimos Aplicativos de medicina na loja, e víamos que o smartphone era cada dia mais presente na vida do médico. Dessa maneira, pensamos que poderíamos desenvolver ferramentas que fossem úteis para médicos e alunos de medicina, substituíssem os livros de bolso.
O que a PEBMED faz e como se destacou neste mercado ?
A PEBMED é uma empresa que desenvolve soluções em conteúdo para médicos e estudantes de medicina. Temos diversos aplicativos, para auxílio na tomada de decisão Android e iOS, e um Portal de Notícias Médicas focado em trazer novos guidelines, artigos científicos e dia a dia da profissão. Nos destacamos no mercado pela ampla variedade e pela altíssima qualidade dos nossos dois principais produtos o aplicativo Whitebook e o Portal de Notícias Médicas.
O que fazer para criar um aplicativo seguro e indispensável para os médicos ?
O primeiro passo é contar com um time de qualidade que envolva TI e Medicina em sinergia. Não adianta apenas ter cabeças científicas/médicas pensando se não profissionais de tecnologia para garantir uma qualidade no funcionamento. Em segundo lugar é saber escutar o usuário, não tomar todas as suas premissas como verdadeiras, mas sim valida-las com quem realmente importa: o cliente.
Quais os planos para o futuro ?
Queremos evoluir ainda mais o Whitebook para que ele seja mais completo. Temos um time de 16 conteudistas médicos de diversas especialidades, ampliando e diversificando os conteúdos. Queremos que o App seja útil para o médico jovem e mais velho, de qualquer especialidade, e em qualquer situação. Além disso, acreditamos que podemos criar novas funcionalidades interativas, e a cada dia mais ser a ferramenta ideal para apoio na tomada de decisão clínica.
CEO e Founder do HIHUB🌎Health Innova HUB✨HUB Digital Inovação & Saúde
Médico pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administração Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA pela Duke University, com foco em Healthcare Management (fernando@hihub.tech)