Os Desafios de Diagnosticar a Síndrome de Burnout

Desde o Dia 1 Janeiro de 2022, o CID 11, Síndrome de Burnout, foi conceituada como “estresse crônico de trabalho, que não administrado com sucesso

A CID enfatiza que o Burnout se refere especificamente a fenômenos no contexto ocupacional, não decorrente de problemas relacionados a outras áreas da vida.

O CID 11 classificou o Burnout como “Doença relacionado ao emprego”, sendo o seu diagnóstico por exclusão, sendo necessário excluir outras doenças para se caracterizar o Burnout 😨 

Contraditoriamente, a Síndrome de Burnout está presente apenas na vida laboral, enquanto depressão e outras doenças mentais, afetam também a vida pessoal do trabalhador.

O burnout é doença do trabalho que tem nexo causal exclusiva e direta com o trabalho, sendo diagnóstico de exclusão.

Logo, se o trabalho for apenas fator de agravamento dos sintomas, a doença não será classificada como síndrome de burnout.

Referências: Valor Econômico, 23/06/2022

Estamos Preparados p/ Enfrentar este Desafio ?

Seja Membro HIHUB.TECH🌎https://hihub.me/HIHUBTECH

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do HIHUB🌎Health Innova HUB✨HUB Digital Inovação & Saúde Médico pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administração Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA pela Duke University, com foco em Healthcare Management (fernando@hihub.tech)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!