O que podemos aprender com a Startup Health, a maior aceleradora de Digital Health do mundo ?

Desde sua concepção, em 2011, a Startup Health tem se destacado pelo modelo diferenciado de acompanhamento de startups. O acompanhamento “Long-Term” se mostrou relevante e extremamente necessário para o setor da saúde, um setor complexo, com players dos mais diversos segmentos e com características muito distintas.

O acompanhamento tem como base interação online, com startups tendo mentorias, realizando Pitchs e estudando por meio da plataforma da Startup Health. Junto ao modelo online, a Startup Health, em parceria com diversas empresas, realiza eventos, aplicações práticas, workshops e os mais diversos modelos de interação presencial possíveis, auxiliando na validação das soluções, na negociação e implementação entre startup-empresa e em arrecadação de investimentos.

startuphealth

Imagem: Fundadores do Startup Health com o  então presidente Barack Obama e vice-presidente Biden.

Uma prática importante para o ecossistema norte-americano e mundial é a realização de Reports de mensuração das startups, aonde são medidas diversas características, desde fase da startup, até grau de confiança do mercado/consumidor e taxa de investimento do setor.

Insights de 2017

Investimento

De acordo com o levantamento realizado pela Startup Health, foram investidos U$11.5 bi. de dólares em 794 negociações ao redor do mundo. Esses números demonstram o grau de confiança dos investidores no setor e o profissionalismo em ascensão ao redor do mundo.

Outro ponto importante que surge com esses dados está relacionado ao grau de entendimento do mercado em relação ao momento atual da saúde.

Muitos players, principalmente farmacêuticas, estão compreendendo que a transformação e disrupção do setor estão próximos de acontecer, e para esses grandes players é importante que eles liderem essas mudanças na área, independente de investimento e grau de incorporação das soluções.

 

Os setores mais ativos

O estudo aponta os setores mais ativos em relação a  quantidade de startups e investimento obtido. Os 3 setores que se destacam são:

  • Pacientes/ Experiência do Consumidor
  • Saúde Personalizada
  • Big Data/ Analytics

 

startuphealth1.jpg

Pacientes/ Experiência do Consumidor

A área com mais negociações em 2017, chegou a 191 negócios realizados e aproximadamente U$ 1.64 bi de investimento ao redor do mundo.

Uma das maiores apostas de grandes investidores, como Khosla Ventures e GE Ventures, tende a ter uma escalada promissora no Brasil com iniciativas não necessariamente do setor da saúde, com forte atuação em pessoas e aperfeiçoamento para pacientes.

Saúde Personalizada

Com 71 negociações registradas e U$ 1.59 bi de investimento, a Saúde Personalizada já é um setor de enorme visibilidade no exterior. Enquanto o Brasil ainda luta por investimentos iniciais, nos países mais desenvolvidos ocorreram mais de 100 investimentos pós Série A, mostrando que, junto a Experiência do Consumidor, a Saúde Personalizada é um dos setores com a melhor perspectiva da área.

Big Data/ Analytics

Com U$ 1.39 bi registrados em 56 negociações, o Big Data e o Analytics já se provaram necessários para a transformação da saúde.

Com investimentos da Khosla Ventures e Ge Ventures, o setor tende a crescer conforme a abertura do mercado cresce. E apesar do alto grau de investimento, desde 2010 foram registradas apenas 68 negociações pós Série A, o que demonstra o quanto o setor ainda pode crescer.

Vídeo aprofundando mais sobre a Medicina Personalizada.

 

Muitos outros insights foram apresentados, e você pode se aprofundar acessando http://bit.ly/2EPTYe7 e tendo todos os dados disponibilizados pela Startup Health.

 

Obrigado,

Felipe Ricci

Health Innova Hub

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!