Após mais de 150 países serem afetados pela ação de hackers nos últimos dias, diversas empresas do mundo inteiro foram atrás de explicação para entender como isso foi possível.
O ataque foi ocasionado por uma falha no sistema Windows Xp, que deixou uma porta aberta para infectar computadores de diversos órgãos, entidades e pessoas físicas.
O sistema já foi corrigido, mas a atualização para correção pode não ser acessada por todos os usuários do sistema operacional.
Para os empreendedores de plantão, foi possível identificar uma grande lacuna na segurança mundial. O vírus utilizado teria sido roubado da NSA, agência americana de segurança que fora acusada de monitorar seus cidadãos.

De acordo com a Microsoft, esse ataque desperta uma grande preocupação, já que novas tecnologias são lançadas em fase de teste, com codificação frágil, sendo de fácil acesso para hackers.
Isso demonstra a necessidade de investimento em setores com acesso a nuvem, por exemplo. Um dos focos do ciberataque foi a rede hospitalar de diversos países.
Para quem empreende em saúde, isso é um problema, mas também uma oportunidade. Concentrar forças garantindo segurança na troca e armazenamento de dados é uma boa aposta, uma vez que diversas ferramentas de várias startups são criadas exclusivamente com conexão via internet, e com a necessidade de colocar a solução no mercado o mais rápido possível, tais startups podem pular essa etapa relacionada a segurança dos dados.
Essa discussão já vem sendo realizada há muitos anos, mas com a expansão das tecnologias, IoT, e diversas novas formas de conexão, esse assunto se tornou obrigatório no momento de criação de produto e de solução.
No evento A Clínica do Amanhã, teremos dois painéis voltados a conectividade na saúde, onde tais questões serão levantadas e debatidas. Profissionais com décadas de mercado debaterão o assunto com startups promissoras, que abordam o tema com perspectivas diferentes.
É importante trabalhar em cima de tais problemas o quanto antes, e ter referências na área será de enorme auxílio para nortear as ações que deverão ser tomadas por todas as startups em algum momento.
E você? Acredita que é necessário discutir sobre segurança de dados? Qual estratégia você adotaria? Comente!
Atenciosamente,
Felipe Ricci
HIHub Leader Development Program
felipe.ricci@hihub.co