O Que o Ciberataque Representa para os Empreendedores e para a Saúde!

Após mais de 150 países serem afetados pela ação de hackers nos últimos dias, diversas empresas do mundo inteiro foram atrás de explicação para entender como isso foi possível.

O ataque foi ocasionado por uma falha no sistema Windows Xp, que deixou uma porta aberta para infectar computadores de diversos órgãos, entidades e pessoas físicas.

O sistema já foi corrigido, mas a atualização para correção pode não ser acessada por todos os usuários do sistema operacional.

Para os empreendedores de plantão, foi possível identificar uma grande lacuna na segurança mundial. O vírus utilizado teria sido roubado da NSA, agência americana de segurança que fora acusada de monitorar seus cidadãos.

 

CIBERATAQUE A NIVEL MUNDIAL
Foto da página mostrada ao ser infectado pelo vírus.

De acordo com a Microsoft, esse ataque desperta uma grande preocupação, já que novas tecnologias são lançadas em fase de teste, com codificação frágil, sendo de fácil acesso para hackers.

Isso demonstra a necessidade de investimento em setores com acesso a nuvem, por exemplo. Um dos focos do ciberataque foi a rede hospitalar de diversos países.

Para quem empreende em saúde, isso é um problema, mas também uma oportunidade. Concentrar forças garantindo segurança na troca e armazenamento de dados é uma boa aposta, uma vez que diversas ferramentas de várias startups são criadas exclusivamente com conexão via internet, e com a necessidade de colocar a solução no mercado o mais rápido possível, tais startups podem pular essa etapa relacionada a segurança dos dados.

Essa discussão já vem sendo realizada há muitos anos, mas com a expansão das tecnologias, IoT, e diversas novas formas de conexão, esse assunto se tornou obrigatório no momento de criação de produto e de solução.

No evento A Clínica do Amanhã, teremos dois painéis voltados a conectividade na saúde, onde tais questões serão levantadas e debatidas. Profissionais com décadas de mercado debaterão o assunto com startups promissoras, que abordam o tema com perspectivas diferentes.

Clinica_do_Amanha_01

É importante trabalhar em cima de tais problemas o quanto antes, e ter referências na área será de enorme auxílio para nortear as ações que deverão ser tomadas por todas as startups em algum momento.

 

E você? Acredita que é necessário discutir sobre segurança de dados? Qual estratégia você adotaria? Comente!

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!