O Que o Ciberataque Representa para os Empreendedores e para a Sa√ļde!

Ap√≥s mais de 150 pa√≠ses serem afetados pela a√ß√£o de hackers nos √ļltimos dias, diversas empresas do mundo inteiro foram atr√°s de explica√ß√£o para entender como isso foi poss√≠vel.

O ataque foi ocasionado por uma falha no sistema Windows Xp, que deixou uma porta aberta para infectar computadores de diversos órgãos, entidades e pessoas físicas.

O sistema já foi corrigido, mas a atualização para correção pode não ser acessada por todos os usuários do sistema operacional.

Para os empreendedores de plantão, foi possível identificar uma grande lacuna na segurança mundial. O vírus utilizado teria sido roubado da NSA, agência americana de segurança que fora acusada de monitorar seus cidadãos.

 

CIBERATAQUE A NIVEL MUNDIAL
Foto da página mostrada ao ser infectado pelo vírus.

De acordo com a Microsoft, esse ataque desperta uma grande preocupação, já que novas tecnologias são lançadas em fase de teste, com codificação frágil, sendo de fácil acesso para hackers.

Isso demonstra a necessidade de investimento em setores com acesso a nuvem, por exemplo. Um dos focos do ciberataque foi a rede hospitalar de diversos países.

Para quem empreende em sa√ļde, isso √© um problema, mas tamb√©m uma oportunidade. Concentrar for√ßas garantindo seguran√ßa na troca e armazenamento de dados √© uma boa aposta, uma vez que diversas ferramentas de v√°rias startups s√£o criadas exclusivamente com conex√£o via internet, e com a necessidade de colocar a solu√ß√£o no mercado o mais r√°pido poss√≠vel, tais startups podem pular essa etapa relacionada a seguran√ßa dos dados.

Essa discussão já vem sendo realizada há muitos anos, mas com a expansão das tecnologias, IoT, e diversas novas formas de conexão, esse assunto se tornou obrigatório no momento de criação de produto e de solução.

No evento A Cl√≠nica do Amanh√£, teremos dois pain√©is voltados a conectividade na sa√ļde, onde tais¬†quest√Ķes ser√£o levantadas e debatidas. Profissionais com d√©cadas de mercado debater√£o o assunto com startups promissoras, que abordam o tema com perspectivas diferentes.

Clinica_do_Amanha_01

√Č importante trabalhar em cima de tais problemas o quanto antes, e ter refer√™ncias na √°rea ser√° de enorme aux√≠lio para nortear as a√ß√Ķes que dever√£o ser tomadas por todas as startups em algum momento.

 

E você? Acredita que é necessário discutir sobre segurança de dados? Qual estratégia você adotaria? Comente!

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

 

Sobre Fernando Cembranelli

M√©dico formado pela UNIFESP, com Resid√™ncia M√©dica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Cl√≠nicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSa√ļde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu coment√°rio para nossa comunidade!