O Fim do Sistema de Saúde!

“Em menos de 10 anos, 20% da população brasileira terá mais de 60 anos.” É o que afirma o médico paulista Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil, controlador da Amil, em entrevista concedida a IstoÉ em 19/05 (http://bit.ly/2raIy1W).

Já é sabido que o colapso do sistema de saúde, tanto público quanto privado, está próximo e, atualmente, não existe uma alternativa palpável para reverter o quadro, seja em âmbito federal/estadual, seja no âmbito da assistência privada – relacionada aos planos de saúde no modelo em que hoje são providos.

Saúde

 

A união de grandes grupos privados para discussão de alternativas para o sistema de saúde está sendo realizada constantemente. Entender novas formas de manter o negócio, criando novos produtos personalizados e com captação de recursos diferenciada tem trazido um debate entre tais players.

O que levantou discussão durante a entrevista foi a menção cautelosa da inserção da tecnologia na saúde. De acordo com Lottenberg, a tecnologia estará presente no diagnóstico do paciente, baseando-se em banco de dados e demais ferramentas de análise, sendo necessário ao médico uma compreensão mais humana da situação, se tornando orientador do paciente.

Wearables2

 

Outro ponto a ser ressaltado está na falta de menção a startups e soluções da área, que já são eminentes e logo estarão intrínsecas ao setor.

A solução para o sistema de saúde deve estar na discussão entre diversos players e ao fato das diversas inovações criadas por startups poderem contribuir com tal alternativa à saúde atual.

O custeio de analises clínicas, monitoramento remoto, pacientes mais engajados com a própria saúde e com os cuidados prescritos pelo médico, entre outras soluções, serão de enorme auxílio em tal revolução e devem ser levadas em conta em tais discussões.

A dúvida que permeia o momento é qual a relação que as grandes corporações e provedores de planos de saúde esperam ter com os players do ecossistema empreendedor. A colaboração definitivamente aceleraria tais transformações, definindo parcerias inovadoras e de alto grau de impacto em diferentes setores da sociedade, se tornando referência no país e no mundo.

 

Esses e outros temas serão abordados no nosso evento A Clínica do Amanhã, que acontecerá no Cubo, dia 23/06 e contará com diversos palestrantes, entre eles a Lívia Cunha, da CUCOHealth no painel de Engajamento de Pacientes.

Palestrante_ClinicaDoAmanha_Livia

Com o código BerriniVentures você terá 10% de desconto! Aproveite!

https://www.sympla.com.br/js/sympla.widget-pt.js/141035

 

E você? O que acha das questões levantadas por Lottenberg? Qual alternativa é mais tangível? Comente!

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!