O Engajamento do Paciente pela Gamificação!

Quando falamos em gamificação, falamos em agregar valor ao atendimento do paciente em diversos setores da saúde. A gamificação é basicamente utilizar a transformação digital na saúde para aumentar o engajamento do paciente, com jogos e muita diversão.

A gamificação vem crescendo na área da saúde, já que a falta de comprometimento dos pacientes é conhecida e estudos e ferramentas são trabalhadas há anos. Essa displicência pode agravar problemas de saúde e causar grandes custos para o paciente e para o poder público e privado.

O tema estará presente na Clínica do Amanhã! Com o código GUEST você garante um super desconto!

Faça parte da Clínica do Amanhã! Acesse e  

Com a gamificação, informação, interação e proatividade estão juntas de forma divertida e podem trazer recompensas tanto no jogo quanto na vida. Dessa forma, a interação tecnológica mais lúdica, mesmo para pacientes adultos, já é extremamente relevante e vem trazendo retornos enormes para quem tem usado, tanto empresas, quanto pacientes.

Clínica do Amanhã

Smartphones e tablets auxiliam essa jornada, sendo necessário apenas que o usuário baixe o aplicativo desejado e inicie os processos indicados. Já existem no mercado vários aplicativos com o intuito de ajudar o paciente a se engajar ou superar problemas, desde perda de peso até tabagismo.

Com as informações adicionadas frequentemente, o aplicativo gera avisos para que o usuário cumpra as metas, deixando claro qual recompensa terá se cumprir. De forma efetiva, ainda existem soluções a serem implementadas e outras a serem melhoradas.

Uma ideia bastante discutida no meio é a de acumular milhas conforme o usuário atinge as metas estabelecidas. Essa solução já existe, mas existe pouca adesão por parte das soluções e das companhias que podem disponibilizar milhas, por exemplo, o que desfavorece a experiência do usuário.

Em relação aos custos com saúde, estão no topo da lista a displicência ou desinformação do paciente. Isso ocorre devido aos tratamentos serem tediosos e/ou rotineiros, o que diminui a aderência ao processo e reflete na saúde do paciente, podendo aumentar os custos com um tratamento futuro mais intenso.

Em um futuro próximo, veremos a integração entre essas soluções e os preços de planos de saúde, por exemplo, já que um usuário que adere de forma preventiva a uma das soluções potencialmente gera menos gastos ao convênio.

Palestrante_ClinicaDoAmanha_Ligia

A Clínica do Amanhã contará com a Fófuuu, uma startup que gamificou a interação entre crianças e exercícios fonoaudiológicos. A Lígia Cardoso nos contará mais sobre esse processo revolucionário!

Faça parte da Clínica do Amanhã! Acesse e  

Com o código GUEST você garante um super desconto!

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

2 Respostas

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!