Em torno de 1,5 milhão de brasileiros não possuem mais um plano de saúde. Esses dados da ANS são dos últimos 12 meses e esse fato se deve em parte pela recessão, que tirou o poder de compra do serviço do consumidor ou retirou o emprego desse consumidor.
A recessão, o envelhecimento da população e a alta demanda do sistema de saúde prejudicou o poder de compra do consumidor, como fez com que as operadoras de saúde restringissem ainda mais a oferta de planos de saúde individuais.
Outro fator que deve agravar o sistema é que todos os 8,2 milhões de usuários de planos de saúde individual e familiar devem sofrer um ajuste de 13,55% (Fonte: Idec). Esse reajuste, que é o mais baixo do mercado por ser regulado pela ANS, representa o triplo da inflação oficial medida pelo IPCA.
Contudo, os planos de saúde empresariais, que representam a maior parte do mercado de saúde suplementar sofreram reajustes significativamente maiores, que em muitos casos superou os 30% (Fonte: Idec).
Como alternativa, o governo tenta promover planos de saúde acessíveis, que visam suprir as necessidades dos ex-usuários ou potenciais ex-usuários, porém com menor acesso a tratamentos e exames, o que gera grande preocupação.
Esses planos empregam, por exemplo, co-participação de 50%, além de permitir ajustes nos preços de serviços apenas com base em planilhas de custos.
Segundo Ana Carolina, do Idec, esses planos são insuficientes para o paciente, aumentando a insegurança no sistema e podendo causar graves prejuízos e, inclusive, fazendo aumentar a quantidade de ações judiciais contra as operadoras.
Somando os fatores e os possíveis ajustes, é possível compreender o colapso pelo qual estamos correndo sério risco de passar. São poucas as alternativas e poucos investimentos, resultando em uma necessidade imediata de transformação.
Falta as operadoras, seguradoras e demais grandes players discutirem as soluções. Em nosso próximo evento, falaremos sobre a Gestão da Saúde Populacional, que irá auxiliar nesse debate e trabalharemos em busca de novas soluções.
Para saber mais, inscreva-se AQUI!
Saúde Populacional Disrupt! O Trek da transformação vai começar!
Quais soluções podem salvar os planos de saúde ou serem alternativas para eles?
Comente abaixo!
Atenciosamente,
Felipe Ricci
HIHub Leader Development Program
felipe.ricci@hihub.co