🏥 Os desafios do Hospital do Futuro, na Clínica do Amanhã (06/0;SP;InovaBra Habitat)

Se há um consenso entre boa parte dos profissionais e usuários dos sistemas de saúde tanto público, quanto privado, é que a má gestão é uma das mazelas que impedem a sustentabilidade da assistência de qualidade.

São inúmeros desafios permeando o universo desafiador que é administrar um hospital.

Os processos são muito heterogêneos, influenciados por indicadores não apenas financeiros logísticos e organizacionais, como também biológicos e psicossociais, o que aumenta a complexidade, no trato com a gestão.

Para ter-se uma ideia da “cronicidade” dos problemas enfrentados por gestores hospitalares, em 1972 o pesquisador Fajardo Ortiz da Universidad Nacional Autónoma de México,  definiu que os problemas da gestão da saúde referem-se a “insuficiência de pessoal”; “insuficiência de recursos econômicos e materiais”; “administração antiquadas”; e “locais e equipamentos inadequados”.

Já naquela época problemas que são evidentemente técnicos e passíveis de soluções, ainda que não totalmente adequadas, geravam empecilhos ao bom fluxo dos processos.

Hoje, potencializado pela carência de mão de obra especializada (com uma saturação de generalistas), improbidade na administração dos recursos, aumento da demanda por serviços e expectativa de vida, o sistema de saúde fica sufocado por problemas que caminham na contramão das soluções que eventualmente tem trazido alívio a outros setores.

Slide2

Um exemplo claro disso é a apropriação da modelagem de processos pelas ferramentas de BPMN, que visam basicamente à padronização dos fluxos e processos em um diagrama com interpretação objetiva e prática.

A aquisição de outras competências hoje é fundamental ao gestor de hospital, sobretudo se este é médico ou profissional de saúde. Não que outros profissionais, como os administradores, sejam prioritários para assumirem os cargos de gestão.

Pelo contrário, a prioridade não é de uma carreira especifica, mas do trabalho multiprofissional. O gestor na essência é o elo entre os vários agentes do ato de gerir.

E como a revolução digital entra nessa história? Quer debater e aprender sobre esse tema e DIVERSOS outros de importância indiscutível?

A Clínica do Amanhã 2018

NÃO PERCAM o Clínica do Amanhã 2018! (06/04, InovaBra Habitat,SP)

Inscreva-se AGORA clicando aqui

A Clínica do Amanhã já está em sua 3ª Edição e para 2018 contamos com referências em Saúde no Brasil e no mundo. Palestrantes de enorme credibilidade discutirão como acelerar a transformação da saúde e como que suas empresas, startups, instituições estão se remodelando nesse momento de disrupção!

Deixe seus questionamentos e sugestões nos comentários!

Encontro você no Startup Saúde Night e no Clínica do Amanhã 2018!!!!

Bruno Lima

Health Innova HUB in Training

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!