ūüŹ• Os desafios do Hospital do Futuro, na Cl√≠nica do Amanh√£ (06/0;SP;InovaBra Habitat)

Se h√° um consenso entre boa parte dos profissionais e usu√°rios dos sistemas de sa√ļde tanto p√ļblico, quanto privado, √© que a m√° gest√£o √© uma das mazelas que impedem a sustentabilidade da assist√™ncia de qualidade.

S√£o in√ļmeros desafios permeando o universo desafiador que √© administrar um hospital.

Os processos são muito heterogêneos, influenciados por indicadores não apenas financeiros logísticos e organizacionais, como também biológicos e psicossociais, o que aumenta a complexidade, no trato com a gestão.

Para ter-se uma ideia da ‚Äúcronicidade‚ÄĚ dos problemas enfrentados por gestores hospitalares, em 1972 o pesquisador Fajardo Ortiz da Universidad Nacional Aut√≥noma de M√©xico, ¬†definiu que os problemas da gest√£o da sa√ļde referem-se a ‚Äúinsufici√™ncia de pessoal‚ÄĚ; ‚Äúinsufici√™ncia de recursos econ√īmicos e materiais‚ÄĚ; ‚Äúadministra√ß√£o antiquadas‚ÄĚ; e ‚Äúlocais e equipamentos inadequados‚ÄĚ.

J√° naquela √©poca problemas que s√£o evidentemente t√©cnicos e pass√≠veis de solu√ß√Ķes, ainda que n√£o totalmente adequadas, geravam empecilhos ao bom fluxo dos processos.

Hoje, potencializado pela car√™ncia de m√£o de obra especializada (com uma satura√ß√£o de generalistas), improbidade na administra√ß√£o dos recursos, aumento da demanda por servi√ßos e expectativa de vida, o sistema de sa√ļde fica sufocado por problemas que caminham na contram√£o das solu√ß√Ķes que eventualmente tem trazido al√≠vio a outros setores.

Slide2

Um exemplo claro disso é a apropriação da modelagem de processos pelas ferramentas de BPMN, que visam basicamente à padronização dos fluxos e processos em um diagrama com interpretação objetiva e prática.

A aquisi√ß√£o de outras compet√™ncias hoje √© fundamental ao gestor de hospital, sobretudo se este √© m√©dico ou profissional de sa√ļde. N√£o que outros profissionais, como os administradores, sejam priorit√°rios para assumirem os cargos de gest√£o.

Pelo contrário, a prioridade não é de uma carreira especifica, mas do trabalho multiprofissional. O gestor na essência é o elo entre os vários agentes do ato de gerir.

E como a revolu√ß√£o digital entra nessa hist√≥ria? Quer debater e aprender sobre esse tema e DIVERSOS outros de import√Ęncia indiscut√≠vel?

A Clínica do Amanhã 2018

NÃO PERCAM o Clínica do Amanhã 2018! (06/04, InovaBra Habitat,SP)

Inscreva-se AGORA clicando aqui

A Cl√≠nica do Amanh√£ j√° est√° em sua 3¬™ Edi√ß√£o e para 2018 contamos com refer√™ncias em Sa√ļde no Brasil e no mundo. Palestrantes de enorme credibilidade discutir√£o como acelerar a transforma√ß√£o da sa√ļde e como que suas empresas, startups, institui√ß√Ķes est√£o se remodelando nesse momento de disrup√ß√£o!

Deixe seus questionamentos e sugest√Ķes nos coment√°rios!

Encontro voc√™ no Startup Sa√ļde Night e no Cl√≠nica do Amanh√£ 2018!!!!

Bruno Lima

Health Innova HUB in Training

Sobre Fernando Cembranelli

M√©dico formado pela UNIFESP, com Resid√™ncia M√©dica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Cl√≠nicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSa√ļde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu coment√°rio para nossa comunidade!