HIHUB MUST READ: BAD BLOOD: Segredos e mentiras numa startup do Vale do Silício!

Uma das histórias mais fantásticas de inovação, fraude e intimidação, na área de saúde, uma estudante que lança uma startup, que chega a valer USD 10 Bilhões, sem um produto validado, a cobertura passiva da mídia e um culto incomparável a Steve Jobs, fazem com que este livro mereça ser lido e sua história discutida, por todas aqueles que se interessam por inovação em saúde e que, de fato, querem construir soluções duradouras e sustentáveis, em saúde.

Elizabeth Holmes 3.jpg

Foto: Elizabeth Holmes

Num dos livros mais intensos, que li recentemente, a ascensão e queda da Theranos, bem como de sua fundadora Elizabeth Holmes, põe em cheque não somente a credibilidade da fundadora, mas também os fundamentos que levaram excelentes investidores a colocarem bilhões, numa empresa que nunca publicou papers científicos, comprovando a eficácia e segurança da tecnologia, de que tanto se orgulhava.

Mais impressionante ainda, é como a aproximação com figuras públicas como Henry Kissinger, ex-Secretário de Estado Norte-Americano, ajudaram a passar a imagem de uma empresa sólida, e a parceria com a Walgreens indicava que a empresa estava pronta pra disrupção, na área de saúde.

Henry Kissinger.jpg

Foto: Henry Kissinger

Na realidade, Henry Kissinger e as demais figuras políticas envolvidas com a startup, não tinham background e conhecimento na área da saúde, a parceria com a Walgreens foi motivada por FOMO, ou Fear of Missing Out, ou seja, literalmente pelo motivo da Theranos fazer parceria com a CVS e o Walgreens perder esta oportunidade e NÃO porquê os dados demonstravam um racional sólido para prosseguir com a parceria.

Mais grave de tudo é que não foi o FDA, que descobriu e coibiu a Theranos, muito pelo contrário, de acordo com o livro, o fato de terem muitas pessoas com fortes conexões políticas na empresa, favoreceu a Theranos, sendo que a empresa usava de intimidação para que ex-funcionários e opositores não revelassem o que sabiam sobre a empresa, fazendo que empregados assinassem um NDA, non-disclosure agreement, que os impedia de falar sobre os erros que a empresa estava cometendo.

Somente quando uma ex-funcionária da empresa, decide denunciar a Theranos, mesmo com o risco de ser processada, é que a gravidade da fraude da Theranos passa a ser descoberta, que literalmente, tinha levado um protótipo a mercado, sem validação científica, com resultado de exames que apresentavam, grande variação e não seguiam os protocolos de segurança e qualidade estabelecidos pela Sociedade Americana de Patologia Clínica.

Theranos Walgreens.jpg

                               Foto: Theranos, no Walgreens

Neste sentido, enquanto todas as matérias eram favoráveis à Theranos, um único repórter do Wall Street Journal, que posteriormente se tornou o autor do livro “Bad Blood”, John Carreyrou, teve a coragem e a audácia de investigar a Theranos, mesmo quando o dono do Wall Street Journal, Rupert Murdoch, havia investido USD 100 milhões, na startup, investimento que posteriormente ele ZEROU sua posição e aceitou 100% de perda, sem jamais interferir no trabalho de John Carreyrou.

Uma história simplesmente incrível, assustadora e absolutamente necessária de ser conhecida e debatida por empreendedores e inovadores da área de saúde.

PREPAREM-SE: Resenha será lançada na Segunda-Feira (27/08/18)!

Vídeo: Autor do livro “Bad Blood“, explora a história da Theranos

Vídeo: What’s next for Theranos and its founder Elizabeth Holmes?

Uma leitura imperdível,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!