Neste AO VIVO (14/08,19 hs), teremos Kelly Rodrigues, da Patient Centricity Consulting e Carlos Bezos Daleske, Diretor do Instituto de Experiência do Paciente, na Espanha, falando sobre o que a Espanha pode nos ensinar sobre Experiência do Paciente, porquê conhecer este modelo e participar da Missão Experiência do Paciente, na Espanha.
O que é o Instituto de Experiência do Paciente, na Espanha ?
In a short time IEXP has become the reference for patient experience in Spain. The projects,training and research in public and private hospitals as well as in pharmaceutical companies have produced an advanced body of methodologies, indicators, PROMS and PREMS. Among other customers Hospital Clínico de Madrid, Grupo Vithas, Quironsalud, Leo Pharma, GSK and others.
PARTICIPE
Abaixo, Kelly Rodrigues, da Patient Centricity Consulting, e Carlos Bezos Daleske, Diretor do Instituto de Experiência do Paciente, na Espanha respondem porquê é fundamental valorizar a Experiência do Paciente e o que a Espanha têm a nos ensinar, nesta área.
- Quais as principais diferenças entre brasil e Espanha relacionadas a Experiência do paciente?
Apesar da Espanha ter um sistema público bem estruturado, algumas demandas vem crescendo em virtude da mudança do perfil dos consumidores/pacientes que não querem mais esperar.
Em virtude disto o sistema privado começou a crescer, e se diferenciar é fundamental.
A atenção centrada no paciente passou a ser algo visto como fundamental, entender o que importa para o paciente para poder engaja-lo no seu tratamento, além de oferecer um serviço de excelência.
- Como você avalia o estágio de maturidade dos hospitais brasileiros em relação à experiência do paciente?
No Brasil iniciamos um movimento recente, mas algumas Instituições líderes já vêm se preparando há alguns anos.
Muitos hospitais dizem que atuam com experiência, mas tem um foco basicamente em atendimento ao cliente, o que é bem diferente.
Encantar e surpreender o cliente/paciente é somente um dos pilares da experiência, que é bem mais amplo e complexo.
- Quais os grandes destaques em Experiência do Paciente as instituições espanholas tem para oferecer?
A Espanha é um país muito avançado em humanização e experiência do paciente; talvez o segundo na Europa, atrás da Grã-Bretanha. Os governos regionais espanhóis promovem planos de humanização que estão sendo implementados neste momento para que você possa ver o “antes” e o “depois”. Alguns começaram a se certificar na experiência do paciente com o primeiro credenciamento específico na Europa. O setor privado de saúde tem grande peso na Espanha e acaba de publicar seu primeiro relatório de experiência do paciente. Instituições como o Hospital Sant Joan de Deu em Barcelona e que será visitado na Missão, são líderes na Europa.
- Falem sobre a parceria entre a IEXP e a Patient Centricity Consulting?
A Patient Centricity e a IEXP se uniram para trocar conhecimentos e relacionamentos. Para o IEXP a experiência do Brasil é muito interessante por causa do peso e o interesse do setor de saúde e seguros privados, que neste momento é mais avançado do que o espanhol.
PARTICIPE
Vídeo abaixo, entrevista realizada em Maio/17, sobre Experiência do Paciente, com Kelly Cristina Rodrigues,Patient Centricity Consulting, e Daniela Camarinha, You Care.
Participem desta oportunidade,
Fernando Cembranelli, MD/MBA
“Leading Healthcare Innovation Ecosystems“