HealthcareTrek 2018: 5 motivos que explicam a revolução digital em saúde, no Silicon Valley

Em Outubro de 2018, iremos realizar o quarto  HealthcareTrek 2018: Missão de Saúde ao Vale do Silício (12-20 Out)

Enquanto já tive a oportunidade de visitar outros HUBs de Inovação em saúde pelo mundo, como o MaRS, Discovery Center, no Canadá, ou Israel, sem dúvida alguma, o Vale do Silício é inigualável, por estes cinco motivos:

1- O Vale do Silício é um dos sistema de inovação mais longevos do mundo, tendo se iniciado na década de 30, com empresas como HP,que cresceram muito com a Segunda Guerra Mundial.

2- Há um ciclo virtuoso no Vale, em que os fundadores e investidores de uma geração, ao ter sucesso, passam a investir nas gerações subsequentes de startups, como Apple ou Intel, que por sua vez, passam a investir na nova leva de empreendedores, como AirBnB e Facebook, num ciclo que se retroalimenta e só se retrai, momentaneamente, em épocas de recessão.

3- A Universidade de Stanford teve um papel fundamental neste processo, pois não só já na década de 30 seus professores estimularam que os alunos tornassem seus projetos em empresas, o que levou à fundação da HP, cujo crescimento inicial se deu em função da II Guerra Mundial.

HealthcareTrek2017 - 84.jpg

Foto: Carro Tesla (Model S)

4 – Em 2010, é fundada a primeira aceleradora digital em Saúde, no Vale do Silício, a Rock Health e com o sucesso da iniciativa, muitos empreendedores excepcionais e funcionários de grandes empresas de tecnologia trazem seus projetos para a iniciativa, o que faz com que no primeiro batch de startups apoiadas nasçam empresas que mudam a realidade do cenário digital em saúde do mundo, como Omada Health.

5- Na sequência, grandes empresas e fundos de investimento começam a investir sistematicamente em startups digitais de saúde, sendo que o funding norte-americano é crescente desde 2010, sendo que em 2018 este valor deve ser recorde novamente.

Captura de Tela 2018-07-02 às 13.46.26

Fonte: Rock Health report

 HealthcareTrek 2018: Missão de Saúde ao Vale do Silício (12-20 Out)

Uma transformação sem precedentes na saúde,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!