HealthcareTrek 2018: 5 motivos que explicam a revolução digital em saúde, no Silicon Valley

Em Outubro de 2018, iremos realizar o quarto  HealthcareTrek 2018: Missão de Saúde ao Vale do Silício (12-20 Out)

Enquanto já tive a oportunidade de visitar outros HUBs de Inovação em saúde pelo mundo, como o MaRS, Discovery Center, no Canadá, ou Israel, sem dúvida alguma, o Vale do Silício é inigualável, por estes cinco motivos:

1- O Vale do Silício é um dos sistema de inovação mais longevos do mundo, tendo se iniciado na década de 30, com empresas como HP,que cresceram muito com a Segunda Guerra Mundial.

2- Há um ciclo virtuoso no Vale, em que os fundadores e investidores de uma geração, ao ter sucesso, passam a investir nas gerações subsequentes de startups, como Apple ou Intel, que por sua vez, passam a investir na nova leva de empreendedores, como AirBnB e Facebook, num ciclo que se retroalimenta e só se retrai, momentaneamente, em épocas de recessão.

3- A Universidade de Stanford teve um papel fundamental neste processo, pois não só já na década de 30 seus professores estimularam que os alunos tornassem seus projetos em empresas, o que levou à fundação da HP, cujo crescimento inicial se deu em função da II Guerra Mundial.

HealthcareTrek2017 - 84.jpg

Foto: Carro Tesla (Model S)

4 – Em 2010, é fundada a primeira aceleradora digital em Saúde, no Vale do Silício, a Rock Health e com o sucesso da iniciativa, muitos empreendedores excepcionais e funcionários de grandes empresas de tecnologia trazem seus projetos para a iniciativa, o que faz com que no primeiro batch de startups apoiadas nasçam empresas que mudam a realidade do cenário digital em saúde do mundo, como Omada Health.

5- Na sequência, grandes empresas e fundos de investimento começam a investir sistematicamente em startups digitais de saúde, sendo que o funding norte-americano é crescente desde 2010, sendo que em 2018 este valor deve ser recorde novamente.

Captura de Tela 2018-07-02 às 13.46.26

Fonte: Rock Health report

 HealthcareTrek 2018: Missão de Saúde ao Vale do Silício (12-20 Out)

Uma transformação sem precedentes na saúde,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!