Nos últimos anos, setores da economia presenciaram o surgimento de uma das empresas mais revolucionária da história. A Tesla Motors evoluiu o conceito de Premium, trazendo um carro elétrico sofisticado, com tecnologia de ponta, ainda não presenciada em grandes companhias de automóveis.
A transformação impactou a indústria e o consumidor, que exige um padrão superior de carro e de experiência.
Essa mesma transformação foi presenciada há uma década atrás, quando a Apple lançou o seu smartphone, diferente de tudo o que o mercado vinha apresentando e revolucionou a indústria de celulares para sempre.
A história nós já sabemos, mas e os fatores que impulsionaram ambas as empresas? As decisões e os riscos que ambas estavam dispostas a correr?
Levar as pessoas para o futuro
Durante os lançamentos dos modelos de Tesla, você notou a grade falsa (para passagem de ar) que diminuiu lentamente? Sem a necessidade de uma grelha, o Modelo S totalmente elétrico apresentava uma grelha falsa de tamanho completo – uma capa brilhante onde estamos acostumados a ver uma grelha.
No modelo seguinte foi atualizada uma grade muito menor, e quando Tesla revelou o model 3, finalmente aconteceu: não havia grade. Nunca foi necessário, mas adicionado e lentamente desapareceu para que o carro atinja as expectativas do consumidor.

Lição aprendida: às vezes temos que ajudar a levar os consumidores ao futuro. Por exemplo, se seu produto é tão inovador que o consumidor terá dificuldade em saber o que é ou em que categoria se destaca, você pode considerar elementos visuais que, mesmo que funcionalmente desnecessários, guiem o entendimento do usuário sobre o produto.
Use tudo o que você sabe para exigir menos do usuário
Aproxime-se do seu Tesla, retire sua chave do bolso e as maçanetas deslizam para fora da porta. Mapeie uma rota no seu GPS, e seu Tesla irá avisá-lo se você conseguirá chegar com sua carga atual e quais as estações de recarga na rota.
A lição é simples: seja criativo sobre o que seu produto e sua experiência podem oferecer para exigir menos do usuário. Experiência envolve sentimentos, e tudo o que seu cliente quer é saber que o produto conhece ele. Pense como seu cliente e invista nessa empatia.

A Importância do Propósito
No “Secret Master Plan” de 2006, Musk compartilhou algo novo com grande parte de sua audiência: o carro esporte que eles fizeram foi apenas o começo. Eles construiriam uma grande variedade de carros em breve, em muitas outras categorias.
Por quê? Objetivo.
“O objetivo geral da Tesla Motors (e a razão pela qual eu estou financiando a empresa) é ajudar a acelerar o movimento de uma economia de hidrocarbonetos de mina e queima para uma economia elétrica solar, que eu acredito ser a principal, mas não exclusiva, solução sustentável “, declarou Musk.
O objetivo é claro na Tesla Motor: Repensar o futuro do transporte de maneira sustentável para todos, inclusive para o meio ambiente.
Hardware e Software
Essa característica certamente é a que mais se assemelha com a Apple. Criar uma máquina e um software de maneira que ambos se otimizem.
Todos sabemos que o hardware do Iphone não é o mais veloz, ou com maior memória RAM, mas em diversas comparações podemos testemunhar um desempenho melhor ou semelhante entre um Iphone e um outro celular Top de linha.

Por quê?
O software é pensado para aquele celular, otimizando o desempenho em relação a câmera, conexão, sistema operacional, e todos os fatores que influenciam no funcionamento do sistema como um todo.
Algo semelhante é feito com o Tesla. Toda sua estrutura é pensada em conjunto com a tecnologia, o que torna o carro único e completamente inovador para o mercado.
A Tesla Experience na Healthcare Trek 2017 será um dos momentos mais marcantes da Missão de Saúde ao Vale do Silício em 2017, permitindo que os participantes sintam o futuro (29/9-07/10). Durante um dia inteiro teremos um Tesla Model X para locomoção entre o hotel e as visitas agendadas, sendo uma experiência única.

MISSÃO DE SAÚDE AO VALE DO SILÍCIO
O Healthcare Trek 2017 é uma missão ao coração da transformação digital em saúde no Vale do Silício, que irá levar um grupo de transformadores em saúde para conhecer e interagir com os fundadores das startups digitais de saúde, que estão transformando o setor. Participaremos da Conferência Health 2.0, a maior Conferência de Startups em Saúde Digital do Mundo e teremos conversas transformadores com incríveis líderes em saúde de organizações como Stanford Biodesign, Startup Health, Stack, Livongo.
Participe!
Atenciosamente,
Felipe Ricci
HIHub Leader Development Program
felipe.ricci@hihub.co