Envelhecimento: a outra pandemia

Muitas espécies na Terra vivem uma vida muito mais longa… A baleia Bowhead pode atingir 200 anos de idade, enquanto o tubarão da Groenlândia e as tartarugas marinhas podem atingir mais de 400 anos.

Se isso é fato, por que um ser humano não pode viver de forma saudável 120 ou 150 anos ou quiçá mais anos? Este é o desejo de alguns “endinheirados” que apostam no prolongamento de suas vidas como Jeff Bezos (Amazon), Peter Thiel (PayPal), Larry Ellison (Oracle), Serge Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook) entre outros: The ultra-rich are investing in companies trying to reverse aging. Is it going to work?, CNBC, 23.feb.2020 e Google’s co-founders and other Silicon Valley billionaires are trying to live forever, Make It, 31.mar.2017.

Vários destes bilionários estão investindo em empresas de buscam soluções para ajudar no envelhecimento ou pesquisas sobre o anti-envelhecimento.

Segundo post recente de Peter Diamandis (um dos fundadores da Singularity University), aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas estão vivas hoje, cerca de 9% delas têm mais de 65 anos e sofrem da doença mais mortal da Terra: o envelhecimento.

O envelhecimento é a variável nº 1 correlacionada em mortes por doenças cardíacas, câncer, diabetes, doenças respiratórias e demência. Com efeito, 9% da população equivale a 720 milhões de casos confirmados de envelhecimento:

Diamandis delineia 04 terapias de “ponta” para tratar dessa nova pandemia, a saber:

  1. CRISPR e terapia genética
  2. Terapia com células-tronco
  3. Manipulação de vias Wnt
  4. Medicamentos Senolíticos

 CRISPR é uma técnica de ponta anunciada em 2015 que é responsável pelo “reparo” (ou edição) do DNA e que tem sido pensada para a cura de doenças genéticas: CRISPR: o impacto da edição do DNA na medicina, Saúde Business, 11.fev.2016

Para mais detalhes do post do Diamandis sobre envelhecimento ver aqui: ENDING AGING…. THE OTHER PANDEMIC, Tech Blog, 01.jun.2020.

Uma linha adicional de pesquisa para tratar do envelhecimento é o Microbioma … conheça mais sobre ele aqui: A Hora e a Vez do Microbioma, Saúde Business, 30.jan.2018

Veja mais detalhes aqui de referências do Google sobre o Microbioma & Envelhecimento

ESTAMOS #JUNTOS

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!