Não é fácil para os profissionais de saúde empreenderem, muito menos para os dentistas, que se vêem pressionados entre os baixos valores pagos pelos planos de saúde e os desafios de abrir o próprio negócio.
Nesta entrevista, Cristina Rodrigues, dentista formada pela USP Bauru, e criadora do Canal Empreendedorismo Odontológico, reflete sobre estes desafios e o caminho para superá-los.
Foto: Cristina Rodriguez
HIHUB AO VIVO AMANHÃ (01/11), as 18:30hs, c/ Cristina Rodriguez:
PARTICIPE
1) Conte-nos um pouco sobre você e sua trajetória profissional
Sou dentista formada pela USP Bauru, desde a faculdade nunca me imaginei com 30,40 aos mexendo no motorzinho ainda…sempre acreditei que como dentista em algum momento teria um teto, não poderia trabalhar mais horas e nem cobrar mais caro pela hora, então como não ter esta estagnação? Foi quando me formei e comecei a trabalhar em uma clinica que tinha uma busca ativa pelo paciente, um depto comercial com metas, dentista orçamentista onde enxerguei uma oportunidade. Me identifiquei, performei e em pouco tempo fui convidada para ser sócia de uma unidade, onde começaram desafios de gestão de pessoas, dia a dia de uma empresa, comercial, que não havia sido preparada então fui buscar formação, fi um MBA Gestao Empresarial na FGV e alguns outros na linha de desenvolvimento de pessoas e liderancal, com isso a clincia foi se tornando um sucesso ate que eu não tinha mais desafios ali. Ao mesmo tempo o mercado de trabalho na odontologia inflou, passei a ouvir mutios dentistas insatisfeitos com a profissiao, muitos passando vender maquiagem, marmita fitness e ate desisitindo da profissao, que e uma profissão muito bonita e com uma margem de lucro excelente, então pensei pera la, eles não estão sabendo como faer foi quando eu decidi levantar a bandeira do Empreendedorismo Odontologico através da educação , entao hoje dou palestras, cursos, montei um canal no Youtube e também presto consultoria.
2) Quais são os desafios de se empreender em odontologia ?
Dentista tratar o consultório /clinica com a visão de uma empresa, com visao estrategica comercial e gestao de pessoas assertiva.
Ser inovador e entender que mesmo que nao monte sua propria clinica hoje se faz necessario um comportamento empreendedor.
3) Quais são as habilidades necessárias para ser empreendedor ou empresário, em odontologia ?
Bom relacionamento interpessoal, Proativo, Comunicativo, Habilidades comerciais, Ousadia e inovação
A beleza da odontologia é justamente a diversidade de possibilidades.
– Clinica particular ou franquias focadas em publico C e B onde se ganha no volume e ocupam-se regioes onde se tem grande trafego de pessoas
– Clinica ou consultorio focado em publico AA , A e B+ onde se posiciona no mercado de maneira a oferecer valor, experiencia e nao preco
– Centros de cursos de pos graduacao
– Produtos inovadores da area odontologica tanto para consumidor final como para os proprios dentistas
5) Quais os seus objetivos e propósitos como empreendedora em odontologia ?
Meu objetvo é ser referencia na área de empreendedorismo odontológico. Pensou em empreendedorismo pensou em Cris Rodriguez e com isso ter um impacto na área odontológica, transformando atuação do dentista devolvendo a valorizacao que a classe foi perdendo ao longo do tempo.
6) Como pessoas interessadas em seu trabalho podem te contatar ?
Email: cristina@empreendedorismoodont
Instagram: @crisrodriguezodonto
Youtube: Empreendedorismo Odontologico
HIHUB AO VIVO AMANHÃ (01/11), as 18:30hs, c/ Cristina Rodriguez:
PARTICIPE
Saia da zona de conforto,
Fernando Cembranelli, MD/MBA