Startup Saúde

Empreenda seus sonhos!

Tive o privilégio de conhecer Janete Vaz, em 2012, quando já tinha o Sabin como referência, e o exemplo das Fundadoras, como um exemplo de empreendedorismo em saúde.

Foto: Lançamento Empreendendo Sonhos

Porém, foi em 2016, quando suas fundadoras Janete Vaz e Sandra Costa, lançaram o livro “Empreendendo Sonhos”, que pude entender melhor a cultura, que levou o Laboratório Sabin a ser uma referência nacional e internacional, em gestão de saúde e gestão de pessoas.

Foto: Expansão do Laboratório Sabin (desatualizado)

Para mim, conhecer os passos iniciais dos empreendedores que admiro, é fundamental, pois permite conhecer suas dificuldades iniciais, seus valores e suas práticas.

Neste sentido, conhecer que recusaram um empréstimo ao Sabin, por um grande banco, que muitos duvidaram que as duas sócias seriam as reais donas do laboratório, e o ceticismo inicial com a qualidade do laboratório, são lições doídas, que nos ensinam que grandes desafios e momentos desafiadores, fazem parte da trajetória de desenvolvimento das empresas.

Nesta trajetória, a capacidade de identificar, aflorar e desenvolver talentos impressiona no Sabin, cuja consistência e filosofia de gestão se aperfeiçoam sempre, mas cujos princípios continuam sólidos , independentemente dos modismos de gestão.

A história contada a partir da ótica dos líderes formados na empresa, como a atual presidente Lídia Abdalla e a Diretora Administrativa e Recursos Humanos, Marly Vidal, dão uma clara noção do impacto positivo que o Sabin teve, em seus colaboradores, ao longo de seus 35 anos de existência.

Que o exemplo do Sabin, se fortaleça e multiplique,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB