Efeito Copacabana – Como o rápido envelhecimento populacional está transformando o Brasil ?

Que a população brasileira está envelhecendo rapidamente não é segredo para ninguém, mas o que impressiona é não só a velocidade deste envelhecimento, como a rápida transformação na composição etária da população brasileira.

Neste ritmo, muitas outras regiões do país se assemelharão a Copacabana, bairro com maior densidade de pessoas acima do 60 ano do país, representando acima de 30% da população do bairro.

Pirâmide Etária População Brasileira

Foto: Transição da Pirâmide Etária no Brasil, de 2013 a 2060

Os efeitos desta transição já se fazem sentir e impactará todos os aspectos das nossas vidas, sendo que a noção de que nosso país é composto majoritariamente por jovens irá mudar rapidamente.

Em 2009, para o trabalho de conclusão de curso do Residência de Administração Hospitalar e Medicina Preventiva do HCFMUSP, fiz uma análise sobre o Efeito Copabana, termo criado pelo médico Alexandre Kalache (abaixo), acerca do envelhecimento acelerado da população brasileira, a qual reproduzo abaixo. Espero que gostem!

Apresentação: Efeito Copacabana por Fernando Cembranelli

Vídeo: Desafios e Oportunidades do Envelhecimento Populacional, por Alexandre Kalache

Não é incrível ?

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!