Ecossistema de Inovação de Florianópolis, Seja Membro HIHUB.TECH🌎

 Autora: Samara Barbosa, Analista de Inovação Health Innova HUB (samara@hihub.tech)

Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, é uma das atrações turísticas brasileiras mais requisitadas. A cidade conta com uma geodiversidade ímpar, de beleza natural, que atinge todos os gostos, desde as praias mais sublimes, até trilhas e passeios históricos pela redondeza, conquistando  milhares de turistas todos os anos.

      Caracterizada pelas temperaturas amenas do clima subtropical, a cidade é dividida em duas partes interligadas através de três pontes que conectam o continente à ilha, pela Baía de Florianópolis. Que por conseguinte, também ressaltam a alta qualidade de vida proporcionada pela cidade.

      A Ilha do Silício, teve seu desenvolvimento durante o final da década de 1980, com o estabelecimento da Associação Catarinense de tecnologia ( ACATE ), além da ampliação do centro de tecnologia pela Universidade federal de Santa Catarina, com a rede de inovação em uma parceria entre a Prefeitura municipal e a Acate, que integram os integrantes do ecossistema, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento buscando soluções e projetos inovadores.

      Hoje, a capital já apresenta uma rede madura de desenvolvimento em tecnologia, no qual, 7%  do faturamento nacional do setor é produzido pelo Estado, num representante de 17,7 bilhões somente em 2019. Sendo desse acumulativo, 56,2% concentrado na grande Florianópolis. Possuindo, dessa forma, a maior taxa de tecnologia por habitantes do país com 5 empresas para cada mil habitantes.

Outro ponto a ser destacado, é a grande relevância das Universidades como a  UFSC e o Instituto  Federal de Santa Catarina, que fomentam o setor da educação. Com mais de 50% de seus trabalhadores capacitados pelos cursos superiores, em contraponto, a média nacional, que é de 22%. Fator que gera uma motivação cada  vez mais acentuada nas pesquisas e inovações, que por consequência,  trazem novos projetos e soluções a base de um desenvolvimento sustentável.

      Dessa forma, como aprendizado do Ecossistema de Florianópolis, ressaltamos a importância da colaboração entre um governo ( prefeituras/ Estado) e seus meios internos de infraestrutura, organizações preparadas e capacitadas, com profissionais qualificados para atuarem e produzirem no setor. Assim como também validar e valorizar a beleza envolta da ilha.

Seja Membro HIHUB.TECH🌎https://hihub.me/HIHUBTECHEcossistema Digital Inovação & Saúde🇧🇷


Referências do Texto:

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!