Ecossistema de Inovação de Florianópolis, Seja Membro HIHUB.TECH🌎

 Autora: Samara Barbosa, Analista de Inovação Health Innova HUB (samara@hihub.tech)

Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, é uma das atrações turísticas brasileiras mais requisitadas. A cidade conta com uma geodiversidade ímpar, de beleza natural, que atinge todos os gostos, desde as praias mais sublimes, até trilhas e passeios históricos pela redondeza, conquistando  milhares de turistas todos os anos.

      Caracterizada pelas temperaturas amenas do clima subtropical, a cidade é dividida em duas partes interligadas através de três pontes que conectam o continente à ilha, pela Baía de Florianópolis. Que por conseguinte, também ressaltam a alta qualidade de vida proporcionada pela cidade.

      A Ilha do Silício, teve seu desenvolvimento durante o final da década de 1980, com o estabelecimento da Associação Catarinense de tecnologia ( ACATE ), além da ampliação do centro de tecnologia pela Universidade federal de Santa Catarina, com a rede de inovação em uma parceria entre a Prefeitura municipal e a Acate, que integram os integrantes do ecossistema, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento buscando soluções e projetos inovadores.

      Hoje, a capital já apresenta uma rede madura de desenvolvimento em tecnologia, no qual, 7%  do faturamento nacional do setor é produzido pelo Estado, num representante de 17,7 bilhões somente em 2019. Sendo desse acumulativo, 56,2% concentrado na grande Florianópolis. Possuindo, dessa forma, a maior taxa de tecnologia por habitantes do país com 5 empresas para cada mil habitantes.

Outro ponto a ser destacado, é a grande relevância das Universidades como a  UFSC e o Instituto  Federal de Santa Catarina, que fomentam o setor da educação. Com mais de 50% de seus trabalhadores capacitados pelos cursos superiores, em contraponto, a média nacional, que é de 22%. Fator que gera uma motivação cada  vez mais acentuada nas pesquisas e inovações, que por consequência,  trazem novos projetos e soluções a base de um desenvolvimento sustentável.

      Dessa forma, como aprendizado do Ecossistema de Florianópolis, ressaltamos a importância da colaboração entre um governo ( prefeituras/ Estado) e seus meios internos de infraestrutura, organizações preparadas e capacitadas, com profissionais qualificados para atuarem e produzirem no setor. Assim como também validar e valorizar a beleza envolta da ilha.

Seja Membro HIHUB.TECH🌎https://hihub.me/HIHUBTECHEcossistema Digital Inovação & Saúde🇧🇷


Referências do Texto:

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do HIHUB🌎Health Innova HUB✨HUB Digital Inovação & Saúde Médico pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administração Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA pela Duke University, com foco em Healthcare Management (fernando@hihub.tech)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!