Dia Mundial de Conscientização da Bipolaridade(30 Março) – Let’s Talk!

No dia 30 Março, é realizado o Dia Mundial de Conscientização da Bipolaridade, uma condição que afeta de 1% a 2% da população mundial, mas que permanece altamente estigmatizada, pouco discutida e, onde existe uma carência enorme de soluções inovadoras, em saúde.

No Brasil, dado que, de acordo com o IBGE, temos uma população de 209 milhões de Brasileiro, temos, no mínimo, de 2 a 4 milhões de pessoas, com Transtorno Bipolar, sendo que parte significativa, não é diagnosticada, ou não tem acesso a tratamento.

A bipolaridade se caracteriza por alterações elevadas, nos níveis de energia, podendo oscilar entre diversos episódios de mania e depressão, não tendo cura, e não sendo necessário nenhum exame complementar, para confirmar seu diagnóstico.

TEDx: Laura Brain: Living with Bipolar Type II

Apesar do estigma persistir, as redes sociais atualmente, principalmente o Facebook, possuem grupos nacionais e internacionais, de pacientes com Bipolaridade, em que eles podem trocar experiências, apoiar-se mutuamente e conectar-se com pacientes do seu país e até mesmo do exterior.

Pessoalmente, faço o acompanhamento de Bipolaridade, desde 2014, e posso afirmar categoricamente, que o mercado de trabalho, em sua GRANDE MAIORIA, não está preparado para lidar ou falar sobre esta condição, que pode te levar a picos de produtividade, mas também a períodos em que você se sente totalmente sem energia.

TEDx: Remove the stigma from Mental Illness

O que é mais impressionante, é que a causa exata da Bipolaridade ainda é desconhecida, sendo que a medicação, que deve ser usada de modo contínuo, têm efeitos colaterais significativos, podendo levar a ganho de peso, poliúria, etc.

Infelizmente, os pacientes bipolares, ainda têm pouca voz pública e muitos sofrem, em silêncio, e mesmo para mim, que trabalho diariamente com inovação em saúde, é um ato de coragem e amadurecimento, escrever este artigo.

Porque não temos culpa alguma de ter ou conviver com esta condição, mas temos a OBRIGAÇÃO de nos cuidar, a fim de poder cuidar dos nossos familiares, amigos e cuidar da nossa Missão.

Vídeo: Demi Lovato fala sobre a Iniciativa “Be Vocal” e seu Transtorno Bipolar

Agradeço demais aos amigos e patient advocates Bruna Paese, Fabiana Couto e Eduardo Caminada Jr., vocês me incentivam e deixam nosso ecossistema de Pacientes 2.0, muito mais fortes.

Que vocês tenham um Dia Iluminado,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

fernando@hihub.tech

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!