Dia Mundial de Conscientização da Bipolaridade(30 Março) – Let’s Talk!

No dia 30 Março, é realizado o Dia Mundial de Conscientização da Bipolaridade, uma condição que afeta de 1% a 2% da população mundial, mas que permanece altamente estigmatizada, pouco discutida e, onde existe uma carência enorme de soluções inovadoras, em saúde.

No Brasil, dado que, de acordo com o IBGE, temos uma população de 209 milhões de Brasileiro, temos, no mínimo, de 2 a 4 milhões de pessoas, com Transtorno Bipolar, sendo que parte significativa, não é diagnosticada, ou não tem acesso a tratamento.

A bipolaridade se caracteriza por alterações elevadas, nos níveis de energia, podendo oscilar entre diversos episódios de mania e depressão, não tendo cura, e não sendo necessário nenhum exame complementar, para confirmar seu diagnóstico.

TEDx: Laura Brain: Living with Bipolar Type II

Apesar do estigma persistir, as redes sociais atualmente, principalmente o Facebook, possuem grupos nacionais e internacionais, de pacientes com Bipolaridade, em que eles podem trocar experiências, apoiar-se mutuamente e conectar-se com pacientes do seu país e até mesmo do exterior.

Pessoalmente, faço o acompanhamento de Bipolaridade, desde 2014, e posso afirmar categoricamente, que o mercado de trabalho, em sua GRANDE MAIORIA, não está preparado para lidar ou falar sobre esta condição, que pode te levar a picos de produtividade, mas também a períodos em que você se sente totalmente sem energia.

TEDx: Remove the stigma from Mental Illness

O que é mais impressionante, é que a causa exata da Bipolaridade ainda é desconhecida, sendo que a medicação, que deve ser usada de modo contínuo, têm efeitos colaterais significativos, podendo levar a ganho de peso, poliúria, etc.

Infelizmente, os pacientes bipolares, ainda têm pouca voz pública e muitos sofrem, em silêncio, e mesmo para mim, que trabalho diariamente com inovação em saúde, é um ato de coragem e amadurecimento, escrever este artigo.

Porque não temos culpa alguma de ter ou conviver com esta condição, mas temos a OBRIGAÇÃO de nos cuidar, a fim de poder cuidar dos nossos familiares, amigos e cuidar da nossa Missão.

Vídeo: Demi Lovato fala sobre a Iniciativa “Be Vocal” e seu Transtorno Bipolar

Agradeço demais aos amigos e patient advocates Bruna Paese, Fabiana Couto e Eduardo Caminada Jr., vocês me incentivam e deixam nosso ecossistema de Pacientes 2.0, muito mais fortes.

Que vocês tenham um Dia Iluminado,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

fernando@hihub.tech

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!