Informações do Cartão Nacional de Saúde vazaram na internet.

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (27/03) que houve um vazamento de  informações importantes de cidadãos brasileiros. De acordo com o Ministério, o ocorrido não teve relação com hackers, mas sim com o uso indevido de login e senha de um servidor com acesso aos dados.

Teoricamente, todos os brasileiros com vinculo na Receita Federal possuem o Cartão Nacional de Saúde, já que ele tem relação com os dados da Receita, e não apenas com o uso do SUS. Os dados vazados foram nome, endereço, filiação e CPF, todos vinculados à Receita Federal.

Segundo o Ministério, os dados podem ter sido vazados por algum gestor de servidor municipal, estadual ou federal. O login e senha que foram utilizados para acessar e divulgar os dados dos brasileiros já foram encaminhados à Polícia Federal para maior averiguação.

Vazamento Cartão Nacional de Saúde

A imagem acima mostra a interação que era possível durante a divulgação dos dados. Na página era possível consultar os dados dos cidadão através do CNS, CPF ou nome.

O site com os dados vazados já foi retirado do ar, mas é importante ressaltar que não se sabe por quanto tempo o site divulgou os dados de forma irregular, nem quantas pessoas tiveram acesso a esses dados.

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!