Curso de Finanças Pessoais e Investimentos: 5 dicas INDISPENSÁVEIS para uma boa Administração de Consultórios!

Uma das maiores dúvidas que os médicos tem é com relação à gestão de um consultório particular.

São inúmeros processos envolvidos e o sucesso do empreendimento está diretamente relacionado com a habilidade e conhecimento do médico quanto a gestão de sua empresa.

Muitos médicos que tem consultório não tem a visão ampla que ele é um administrador de uma empresa, e precisa ver o processo de maneira global.

  1. Planejamento estratégico

Dentre as matrizes de planejamento estratégico, destacamos a 5W2H. Essa é uma poderosa ferramenta que pode alavancar os processos gerenciais e dá um acompanhamento de prazos, responsáveis pela execução de tarefas e custos.

A matriz 5W2H é uma ferramenta que busca responder 7 perguntas em inglês – 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

Uma planilha em Excel pode ser gerada com esses alvos e ser preenchida pela equipe, de forma a possibilitar o acompanhamento de diversos processos.

consultório

  1. Marketing

O marketing é essencial. Aquilo que não é visto, não é lembrado! A clínica ou médico devem estar atentos à questão do marketing, em especial ao marketing digital.

Ter uma lista de e-mails hoje em dia é essencial, não apenas para disparar newsletter, mas para programar lançamentos de produtos em e-commerce.

Mas atenção com relação às normas do CFM relacionados ao marketing médico!

  1. Relacionamento interno

Uma potencial ferramenta para melhorar o relacionamento interno de sua equipe é a realização da Pesquisa de Clima Organizacional.  Segundo o site da Endeavor, “O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia: clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.”

É muito importante essa visão do consultório como uma organização e a valorização dos funcionários e elevação do status de relacionamento a um patamar de confiança.

Para saber mais, dê uma olhada no vídeo abaixo, que vai esclarecer muito sobre esse tema.

  1. Relacionamento com os clientes

Como mensurar a satisfação dos seus clientes? Tive contato em uma visita a um grande hospital de Belo Horizonte (MG) e percebi que eles utilizavam os serviços de uma startup mineira chamada TrackSale. Tive o prazer de conhecer o CEO da empresa, Tomás Duarte, que elucidou os princípios de um negócio baseado na experiência de excelência dos clientes, tendo estes como o foco total da atenção de todo modelo.

Tenha sempre em mente que o protagonista é o cliente, e que a opinião mais valiosa compete a ele.

  1. Planejamento econômico-financeiro

Por último, e não menos importante, temos um modelo de negócios chamado Canvas! O canvas é uma ferramenta intuitiva para a modelagem rápida e eficaz de um determinado negócio, no seu caso, o consultório.

Basicamente, pode ser feito em uma folha de ofício, quando desenhamos dois “H” paralelos e uma linha horizontal dividida ao meio embaixo. Ficou complicado? Dê uma olhada na figura e verá que é bem mais simples que parece.

Nesse modelo, temos os focos em relacionamento com clientes, fornecedores, propostas de valor, geradores de lucros e despesas, como uma visão global de todo o negócio.

consultório

Como aprender mais?

Com o intuito de auxiliar os profissionais da saúde, a Saúde+Ação junto com o Health Innova Hub, estão promovendo o curso de Finanças Pessoais e Investimento para Profissionais de Saúde, que acontecerá em São Paulo no dia 21/10.

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI

O objetivo do curso é ensinar os participantes a cuidarem de suas finanças pessoais e também a construírem e multiplicarem sua riqueza por meio de investimentos.

Dr. Francinaldo Gomes (Neurocirurgião e Mestre em Neurociências),  autor dos Livros Bolsa Valores para Médicos (Editora DOC, 2012) e Finanças no Consultório: Como Maximizar os Resultados (Editora DOC, 2017) é um dos destaques em Finanças Pessoais na área da Saúde do país, e transmitirá  no curso todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos.

NÃO PERCA! CLIQUE AQUI

Obrigado,

Bruno Jhônatan Costa Lima

Ouro Preto, MG.

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!