Há pouco tempo tive o prazer de conhecer Nuno Carvalho, CEO da Healthcare City, uma incubadora de startups de saúde de Portugal, que tem feito um trabalho excepcional atraindo startups do mundo inteiro para crescerem e se desenvolverem num ambiente altamente propício ao empreendedorismo e que tem como objetivo levar estas soluções a uma decisiva entrada no mercado europeu.
Nuno de Carvalho estará em São Paulo, dia 08/03, para uma única apresentação do Healthcare City e esta apresentação terá algumas vagas presenciais e contará com transmissão on-line para que esta excelente iniciativa possa ser conhecida por todo Brasil.
ASSISTIR À PALESTRA:
1) O que é o Healthcare City, quando foi fundado e qual sua importância para o ecossistema de startups de saúde em Portugal e, na Europa ?
A Healthcare City nasceu em Abril de 2016 e resultou de uma parceria entre a Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa, a Janssen Cilag (Johnson & Johnson group of families), a Médis (grupo Ageas/Ocidental) e o Lusíadas Saúde (grupo Amil e United Health), e aqui o objectivo foi tentar ultrapassar uma das maiores dificuldades que as startups enfrentam: a entrada no mercado. Ao termos a indústria connosco, conseguimos ajudar as nossas startups a testar o mercado de perto e a vender através da própria estrutura de vendas dos nosso Fundadores.
A Healthcare City (HCC) é portanto uma incubadora de startups para a área da saúde e bem-estar e o nosso principal objectivo é colocar as startups e os seus produtos no mercado global. Para isso, as startups podem contar com o apoio da nossa equipa multidisciplinar, composta por pessoas com formação variada que vai desde a área de negócios até à medicina e biologia, da nossa rede de mentores e ainda dos nossos Fundadores. E é aqui que nos diferenciamos das restantes incubadoras: não só somos a primeira incubadora em Portugal especializada na área da saúde e bem-estar como também somos a primeira a ter a indústria dentro da própria incubadora.
Vídeo: Conheça o Healthcare City
2) Como funciona o Healthcare City e quais são os tipos de empresa que está buscando ?
A Healthcare City procura todo o tipo de startups dentro da área da saúde e bem-estar, desde aquelas que têm produtos na área do digital até à área da biotecnologia.
Existem três maneiras para uma startup entrar na Healthcare City: a incubação, o kick off e o high jump, e o que diferencia as três é o estado de desenvolvimento e maturação da ideia.
Se a ideia estiver desenvolvida o suficiente, será aceite para incubação. Aqui, a startup terá acesso a um plano de acção muito bem delineado entre a equipa da HCC e os mentores alocados a essa startup e que terá como objectivo final colocar os seus produtos no mercado. Para a execução deste plano, a que chamamos Runway to Success (em analogia a uma pista de aviões), os empreendedores poderão contar com a dedicação exclusiva de toda a equipa da HCC, assim como dos seus mentores e equipas dos Fundadores.
Por outro lado, se a ideia ainda não estiver bem desenvolvida e precisar de maturação, as startups ou empreendedores podem se candidatar ao kick off. Aqui o que oferecemos é um espaço de coworking naquele que é o ecossistema mais rico na área do empreendorismo na saúde em Portugal. Os empreendedores que vierem para a pré-incubação terão a oportunidade de conviver diariamente com todas as startups presentes na HCC e absorver todo este conhecimento para que consigam desenvolver os seus modelos de negócios o suficiente para passarem para o programa de incubação.
Por último, o high jump, é para startups com um produto já bem estabelecido e que querem passar para o próximo nível.
Foto: Healthcare City Laboratórios
3) Por que startups de saúde brasileiras deveriam olhar para A Healthcare City ?
Nós pretendemos ser uma porta de entrada para a Europa. O facto de estarmos associados a 3 grandes grupos corporativos que pertencem a grupos internacionais faz com que tenhamos mais facilidade em chegar a outros mercados. Além disso, Portugal e Brasil são como irmãos, partilhamos a mesma língua e a mesma cultura, pelo que muitas das principais barreiras em emigrar e em lançar negócios em novos mercados desparecem estando aqui connosco.
4) O que é o fator de sucesso crucial para uma startup incubada nA Healthcare City ter sucesso no mercado europeu ?
Como em todos os mercados, Produto inovador e competitivo a nível mundial
Foto: Evento no Healthcare City
5) Quem são os parceiros corporativos da Healthcare City e quais as expectativas deles em relação à iniciativa ?
A primeira resposta já responde à primeira parte da pergunta. Em relação às expectativas, havia uma necessidade por parte da indústria em encontrar inovações neste sector e houve um bom timing de todas as partes, tanto industrial como académica, o que fez com que o projecto arrancasse de uma forma relativamente fácil e rápida.
6) Que tipo de parcerias a Healthcare City está buscando no Brasil ?
Três coisas:
– Forma de levar as nossas startups para o Brasil para que entrem no mercado brasileiro e possam crescer;
– Trazer startups da Europa
– Investidores
Saiba mais sobre a Healthcare City: CLIQUE AQUI
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
CEO BV/Hub de Inovação em Saúde
fernando@berriniventures.com