Como a gigante Amazon promoverá assistência à saúde?

Já não é mais segredo que os gigantes Amazon, Facebook e Google estão mirando novos horizontes em assistência medica.

O Google tem se movimentado na área através do Calico. Em 2017, a Microsoft anunciou o lançamento de um software de inteligência artificial para monitorar sistemas que podem auxiliar pacientes fora dos hospitais e promover significativos estudos em doenças como a diabetes. A Human Longevity em parceria com a Cleveland Clinic está trabalhando em genomas humanos para captação de doenças e tornar o envelhecimento uma condição crônica.

A CLÍNICA AMAZON

Há rumores que a Amazon esteja considerando vender prescrições de medicamentos online ou que estaria cogitando abrir uma loja de drogas online através da Whole Foods. Em 2017, a companhia recebeu licenças por atacado de diversos Estados dos EUA e colocou medo em grandes players da indústria farmacêutica. Além disso, a venda de produtos farmacêuticos e a entrega de medicamentos feita por drones está dentro das possibilidades da Amazon. Os drones médicos possuem grande potencial em responder a emergências e desastres, o Google chegou a patentear um dispositivo capaz de chamar drones que portam equipamentos médicos, como por exemplos desfibriladores, em emergências.

No final de 2017, a Amazon também anunciou alguns serviços baseados em inteligência artificial: Amazon Rekognition Video utiliza algoritmos inteligentes para detectar objetos e rostos dos seus clientes em vídeos; Amazon Transcribe transforma áudio em texto; Amazon Translate traduz textos e Amazon Comprehend analisa textos por sentimentos e palavras-chave.

Alguns analistas até consideraram o popular assistente digital da Amazon, Alexa, como o possível médico digital do futuro.

VÍDEO: How Amazon health will change your future

Como tais serviços poderiam ajudar o trabalho de profissionais médicos em um hospital?

Dentre dispositivos para detecção de glicose no sangue, estetoscópio, medidores de pressão, desfibriladores, kits de primeiros socorros e medicamentos sem prescrição on-line, já estão sendo vendidos. A Clínica Amazon pode implantar algoritmos inteligentes para ajudar o trabalho dos médicos em tomar decisões sobre caminhos de tratamento.

A Amazon pode criar seu próprio algoritmo de aprendizado profundo, como o IBM Watson, que é capaz de encontrar os mais recentes estudos científicos e passar por milhões de opções em segundos para encontrar as melhores soluções. O Amazon Rekognition Video pode não só detectar objetos no conteúdo de vídeo dos clientes, mas também na imagem médica ajudando o trabalho dos departamentos de radiologia. Além disso, a Amazon Transcribe pode poupar o tempo de fazer notas médicas para os médicos, transcrevendo a conta dos pacientes sobre suas condições, bem como as recomendações dos profissionais médicos. Como a administração coloca um alto fardo para os médicos e reduz consideravelmente a satisfação no trabalho, as ferramentas para aliviar essa tarefa seriam mais do que bem-vindas em futuros hospitais.

NÃO PERCAM! Evento: Clínica do Amanhã 2018! (06/04, InovaBra Habitat,SP)

Clínica do Amanhã já está em sua 3a Edição e para 2018 contamos com referências em Saúde no Brasil e no mundo. Palestrantes de enorme credibilidade discutirão como acelerar a transformação da saúde e como que suas empresas, startups, instituições estão se remodelando nesse momento de disrupção!

Dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário!

Abigail Gouveia

Health Innova HUB in Training

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!