Como a inovação pode vencer Golias?

No mundo da inovação, em especial no mundo das startups, muito se fala em colaboração.

Colaboração é absolutamente fundamental para trocarmos conhecimento, enfrentarmos adversidades e aumentar a nossa taxa de sucesso.

Ao mesmo tempo, colaboração é um dos nossos maiores desafios, pois somos treinados para competir individualmente.

Sozinhos, não venceremos os grandes desafios que se apresentam para nós e, no caso da saúde, não teremos uma transformação do ambiente regulatório, nem no mindset dos profissionais que atuam no ambiente saúde.

Ao mesmo tempo, colaborar também significa somar forças para enfrentar nossos adversários, usando estratégia para derrubá-los e vencê-los, mesmo que sejamos muito, mas muito menor.

Recentemente, numa disputa entre GuiaBolso, startup Fintech, com menos de 5 anos de vida e o Bradesco, um dos cinco maiores bancos do país, que não queria liberar a informação dos seus usuários para o aplicativo, o Ministério da Fazenda teve um papel fundamental para fortalecer a inovação, ao decidir enfrentar um gigante, junto com a startup Guia Bolso, que está sendo processada pelo banco.

CONFIRA A MATÉRIA

Vídeo: Thiago Alvarez, Fundador do GuiaBolso

Estejam prontos para a luta,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!