Como a inovação e tecnologia está promovendo acesso à saúde, na América Latina?

Atualmente, cerca de 30% da população presente nas Américas não tem acesso a saúde, logo, é de extrema importância introduzir a concepção igualdade e equidade ao seu acesso; neste sentido, debater sobre inovação e tecnologia, a fim criar novas soluções de acesso à saúde é extremamente necessário.

Independente de um novo modelo ou estratégia, é preciso considerar o paciente como foco, sobretudo em relação ao acesso a medicamentos e ações preventivas, no esforço de não ocorrer limitações devido a ações políticas ou de regulação.

Ademais, é importante diferentes países trabalharem em conjunto e parcerias para garantir acesso universal, um objetivo considerado como utópico por muitos.

Promover acesso a saúde é essencial tanto para os cidadão quanto para a economia de cada nação.

Por quê a Telemedicina é fundamental no Brasil ?

Exemplos de inovações e tecnologias aplicadas para melhorar a saúde das pessoas são inúmeros, incluindo o serviço de telemedicina. No Brasil, por exemplo, passa a ser uma boa alternativa considerando que 70% dos médicos especialistas se localizam nas regiões sul e sudeste do país, um aspecto que limita o acesso às populações das demais regiões; no entanto, sua utilização segue uma série de normas, dentre elas, monitorar os pacientes, prescrever remédios ou analisar exames são limitados, visto que é restrita à consulta entre profissionais da saúde e pacientes (resolução nº1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina).

Em comparação, no Reino Unido, foi verificado que com a telemedicina, houve redução em 52% nas internações de idosos, impactando cerca de 2% de economia do gasto total com saúde, já que a telemedicina permite atendimentos mais rápidos e elimina os custos da assistência em espaços físicos.

 

É o desenvolvimento da inovação e novas tecnologias o melhor meio para garantir acesso, porém é preciso pontuar que deve ocorrer transparência e ética quanto ao tratamento, seguida da lógica de o que valor agregado ao paciente deve ser acompanhado de custos compatíveis e eficácia dos resultados.

NÃO PERCAM! Evento: Clínica do Amanhã 2018! (06/04, InovaBra Habitat,SP)

Clínica do Amanhã já está em sua 3a Edição e para 2018 contamos com referências em Saúde no Brasil e no mundo. Palestrantes de enorme credibilidade discutirão como acelerar a transformação da saúde e como que suas empresas, startups, instituições estão se remodelando nesse momento de disrupção!

Dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário!

Abigail Gouveia

Health Innova HUB in Training

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!