Clínica do Amanhã 2017: Revolucionando a saúde através da realidade virtual!

Quando ocorre a junção entre competência e vontade, grandes ideias surgem e revolucionam métodos antigos. É o que está acontecendo com a MedRoom.

Com tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, a startup vem implementando uma metodologia de aprendizados teórico/prático nunca antes visto. Esse é um dos motivos que a faz ser tão requisitada e ter um incentivo sólido por parte de empresas que acreditam e entendem a solução como parte da revolução tecnológica que acompanhamos ao longo da ultima década.

A MedRoom estará conosco no Health Tank no evento Clínica do Amanhã 2017, dia 23/06, no Cubo. (VAGAS LIMITADAS)

O evento está chegando e só restam POUCAS vagas! Se inscreva no botão abaixo e utilize o código GUEST para um SUPER desconto!
 

 

E-mail_ClinicaDoAmanha_3

 

1- Como surgiu o MedRoom?

O Sandro é um designer experiente, trabalhou por 4 anos no Projeto do Homem Virtual da USP e sempre foi fã de videogames. Em 2014 teve acesso ao Oculus Rift DK2 e, junto com o professor Francisco Collet, também da FMUSP, teve a ideia de criar um simulador de cirurgia com realidade virtual. Em fevereiro de 2015, ele, Isabele (esposa do Sandro e designer) e o professor começaram a criar os modelos 3D do projeto.

Em outubro de 2015, o Sandro participou de um StartupWeekend na USP, organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP, do qual eu fazia parte. Lá ele me apresentou o projeto e decidi embarcar junto com ele nessa jornada. Desde então começamos a transformar o que antes era um projeto legal em negócio.

Em fevereiro de 2016 conseguimos 2 desenvolvedores pro time e finalizamos nossos protótipos em junho do mesmo ano. Desde então viemos trabalhando no desenvolvimento dos treinamentos, buscando clientes e parceiros para implementação e validação da nossa solução.

2- Como essa interação virtual auxilia médicos e estudantes?

A medRoom recria ambientes médicos em realidade virtual, como, por exemplo, uma sala cirúrgica. Nesta colocamos um paciente com algum tipo de desafio para o usuário resolver: ele terá que realizar procedimentos como uma drenagem torácica, acesso venoso central, periférico, entre outros. O ambiente imersivo, que aproxima o usuário da experiência real, e a prática “mão na massa”, onde você de fato deve fazer os procedimentos e não só assistir alguém fazendo, são fatores que diminuem a curva de aprendizado. Além disso o ambiente gamificado e a visualização de estruturas em 3D por diversos angulos, favorecem o entendimento dos processos como um todo e calibra a experiência prática do usuário.

3- Quais os desafios para criação da solução?

Os maiores desafios estão associados ao desenvolvimento do software. Estamos lidando com tecnologia de ponta, desenvolvimento rebuscado, com complexas árvores lógicas associadas, o que acaba tomando bastante tempo para ser criado. Também existe um problema de acesso a hardware, que sempre é um desafio para startups brasileiras de forma geral.

4- Como é a implementação da solução no mercado?

Nós desenvolvemos aplicações em VR/AR para os segmentos: empresas de equipamentos médicos e hospitais/faculdades/centros de treinamento.

Para empresas, desenvolvemos aplicações sob demanda com realidade virtual ou aumentada, de acordo com os produtos, procedimentos e necessidades de cada uma delas. Entre os nossos clientes, estão a GE Healthcare e a Bayer.

Para centros de treinamento, faculdades e hospitais nós licenciamos o acesso a módulos de treinamento (acesso venoso guiado por ultrassom, por exemplo, é um módulo). O uso é feito com um computador de configuração adequada, o óculos e joystick para VR.

5- Quais as próximas etapas da MedRoom?

Estamos fechando parcerias importantes com hospitais e faculdades em São Paulo, finalizando nossa primeira rodada de investimento e já buscando mais desenvolvedores e designers para aumentarmos nossa capacidade produtiva. Nossa expectativa é lançar nosso primeiro módulo de treinamento (drenagem torácica) no começo de Julho e já começar a validação com alunos.

 

Faça parte dessa transformação!

Com o código GUEST você garante um super desconto!

Logo-A Clínica do Amanhã2

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do HIHUB.TECH🌎Inovação🌟Saúde🚀 Médico pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administração Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA pela Duke University, com foco em Healthcare Management (fernando@hihub.tech)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!