Clínica do Amanhã 2017: A importância da saúde financeira do consultório!

Ao perceberem a necessidade de orientar financeiramente colegas da área da saúde, Dr. Francinaldo Gomes e Dr. Alexandre Rosa, junto com Dr. Romeu Fadul Jr., criaram a Saúde+Ação: Educação e Planejamento Financeiro, empresa que atualmente promove cursos de finanças médicas, tanto na área pessoal quanto profissional, auxiliando no planejamento a curto, médio e longo prazo.

Profissionais e consultórios recorrem aos cursos e plataformas da Saúde+Ação com a finalidade de se atualizarem e encontrarem conteúdo detalhado sobre os mais variados temas de finanças.

Focando em finanças médicas e produtividade, Dr. Francinaldo e Dr. Alexandre farão um painel excepcional, debatendo sobre novas ferramentas e meios de gestão eficiente para os mais diversos públicos da área da saúde.

Dr. Francinaldo e Dr. Alexandre serão painelistas do painel Finanças Médicas e Produtividade do Evento: Clínica do Amanhã 2017, que acontecerá no dia 23/6, no CUBO, em São Paulo.

Clinica_do_Amanha_01

1- Quais são os principais desafios para quem quer ter um consultório próprio? 

Para ter um consultório lucrativo o médico precisa pensar e agir como empresário. Além disso, o médico tem que entender que, apenas o conhecimento técnico não é mais suficiente para garantir o seu sucesso e o sucesso de seu consultório. O médico precisa entender de finanças, marketing e gestão.

Algumas dicas:

  1. Fazer um bom plano de negócios e avaliar a viabilidade do consultório antes de montá-lo.
  2. A gestão de gastos deve ser rigorosa.
  3. Ter um adequado planejamento tributário.
  4. Avaliar constantemente a eficiência da gestão financeira.
  5. Treinar adequadamente os funcionários.

2- O que evitar para que o consultório se destaque?

O médico conclui sua formação técnica sem nenhum conhecimento de finanças e gestão. E assume o investimento de maior risco existente no mercado que é a criação e manutenção de um negócio próprio (consultório). Por conta disso, acabam ocorrendo erros que impactam negativamente no desempenho do consultório. Tais erros precisam ser evitados. Dentre eles, destacam-se

  1. Misturar as contas pessoais com as do consultórios.
  2. Deixar a gestão financeira nas mãos de terceiros.
  3. Não esperar o período de payback para poder viver do consultório.
  4. Não saber precificar corretamente os serviços prestados.
  5. Achar que a busca por lucro corrompe a atividade médica.

3- Como ter sucesso no consultório a longo prazo?

O consultório é uma empresa e precisa ser gerido como tal. Apenas a qualificação técnica já não é mais suficiente para garantir o sucesso. É preciso conhecer finanças, gestão e marketing. A combinação de conhecimento, planejamento e dedicação são os ingredientes para o sucesso do médico e de seu consultório.

4- Como atrair a clientela necessária para o consultório?

Na área da saúde, muitos hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios e mesmo os próprios profissionais são indistinguíveis. Tanto faz para o cliente ser atendido no consultório A ou B, ou marcar consulta com um ou outro médico. Grande parte dos médicos deixa-se levar pelo mercado.

Eles, na verdade, não estão escolhendo, mas sim estão sendo escolhidos. Agindo assim não há como se diferenciar da concorrência. Uma das maneiras mais eficientes de atrair e manter a clientela é trabalhar com inovação de valor, isto é, deixar de fazer o que todos fazem e passar a fazer de forma diferente. Um bom plano de marketing, treinamento adequado de pessoal e serviços de excelência são essenciais.

5- Como a Saúde+Ação auxilia nessa jornada?

A Saúde mais Ação: Educação e Consultoria Financeira é uma empresa criada por médicos para auxiliar os profissionais da saúde a conquistarem e manterem sua saúde financeira e a saúde financeira de seus consultórios.

Nosso foco é cuidar da saúde financeira daqueles que cuidam da saúde das pessoas. Fornecemos conteúdo, ferramentas, cursos, palestras, consultoria, fórum de discussão e assessoria para profissionais da saúde para que possam conquistar e manter o sucesso em sua vida e em sua carreira.

 

S+A

Atenciosamente,

 

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!