Cleveland Experience: Missão Internacional de Experiência do Paciente Extra Hospitalar (Início 22/05/18,SP)

INSCRIÇÕES: CLEVELAND EXPERIENCE

CÓDIGO: HIHUB18 (5%OFF)

HIHUB AO VIVO: Experiência do Paciente: Quais seus impactos nas organizações de saúde ? (c/ Kelly Rodrigues, Patient Centricity, e Daniela Camarinha, You Care)

  1. O que é a Experiência do Paciente ?

Existem muitas definições do que é a experiência do paciente. Segundo a Association for Patient Experience dos EUA, a experiência do paciente é estabelecer um cuidado seguro, um cuidado de alta qualidade e tê-los satisfeitos.

Esta associação foi instituída pela Cleveland Clinic e sem dúvida é uma das principais instituições médicas na experiência do paciente no mundo.

A Cleveland Clinic tem, portanto, uma definição muito semelhante de experiência do paciente que diz que a experiência do paciente não é fazer o paciente feliz, mas fazer o que é certo para o paciente. Significa colocar o paciente em primeiro lugar e isso significa, segurança do paciente, atendimento de alta qualidade, satisfação e atendimento de alto valor.

Para o Beryl Institute, a experiência do paciente é “a soma de todas as interações geradas pela cultura de uma organização que inclui a percepção do paciente ao longo do contínuo de cuidado.

Estas definições pertencem ao contexto dos EUA, onde a experiência do paciente é medida por uma pesquisa chamada HCAHPS (Avaliação do Consumidor Hospital de Provedores e Sistemas de Saúde), os resultados estão diretamente relacionados com o pagamento de até 15% do reembolso do Medicare, da Agência Americana de Saúde.

2) Quais os principais benefícios que as organização de saúde e os profissionais  podem ter ao melhorar a experiência do paciente?

Há evidências científicas da relação entre uma boa experiência do paciente e resultados clínicos diretos e indiretos, o que resulta em melhor prognóstico, alta mais rápida e menor consumo de medicamentos.

Para as Instituições de Saúde podemos afirmar que melhorar a experiência do paciente, traz resultados como lealdade do cliente, reputação, melhora nos indicadores clínicos e financeiros, uma vez que mantemos o foco no trabalho em equipe, reduzindo tempo e desperdícios, olhando também para a experiência do colaborador.
3) Como as organizações e profissionais podem aprender mais sobre Experiência do Paciente?

Atualmente temos o Workshop de Experiência de Pacientes, o único organizado aqui no Brasil, que traz os principais conceitos de todas as Instituições mais importantes no mundo, como a Cleveland Clinic, Beryl Institute, Institute for Health Care Improvement, Advisory Board, entre outras.

Essas Instituições possuem cursos e vasta literatura.

4) O que é a Cleveland Experience ?

A Cleveland Experience consiste numa missão que será realizada em 3 etapas.

Na primeira parte vamos fazer um curso preparatório em Experiência de Pacientes para nivelar conceitos aqui no Brasil.

A segunda parte será a participação no Patient Experience Summit em Cleveland, onde os participantes serão acompanhados por nós para assistirem aos workshops e palestras escolhidos antecipadamente com foco no segmento pré hospitalar de clínicas, laboratórios e seus fornecedores. Teremos 3 intervenções exclusivas importantes durante o Summit, além da visita ao Hospital. Uma voltada ao entendimento das boas práticas em saúde sob o ponto de vista da diretoria de parcerias internacionais da Cleveland Clinic. Em seguida uma visita com foco em atendimento e processamento de exames.

Sem dúvida vale reforçar as oportunidades do benchmarking com as principais Instituições que já fazem parte da missão, bem como os participantes do mundo que estarão presentes.

No retorno ao Brasil teremos a 3ª parte que será o fechamento do que aprendemos no Congresso e uma visita em um serviço no Brasil para que todos saiam preparados para iniciar um projeto de gestão da experiência em suas Instituições.

5) Quem deve participar da Cleveland Experience?

Aqui no Brasil temos visto esforços em Experiência do Paciente, principalmente no segmento hospitalar. O ambiente extra hospitalar pode participar desse movimento e por isso nos concentramos a esse público. A recomendação é que qualquer profissional da saúde que queira se aprofundar no tema e estar apto a desenvolver ou adequar seus produtos e serviços sob a visão do paciente deveria fazer parte da missão. Já temos um grupo fechado de laboratórios, clínicas, indústria de diagnósticos, fornecedores de serviços.

6) O que este programa oferece e quais são as próximas datas ?

22/05 – Workshop de Experiência de Pacientes – Brasil (teremos uma data extra)

17/05 – chegada em Cleveland – Boas vindas, relacionamento e intervenção exclusiva

18 à 20/06 –   Patient Experience Summit e intervenções exclusivas

02/07 – Curadoria Pós Evento – Brasil

INSCRIÇÕES: CLEVELAND EXPERIENCE

CÓDIGO: HIHUB18 (5% OFF)

Uma experiência excepcional,

Fernando Cembranelli, MD/MBA

Founder y CEO Health Innova HUB
Health Innova HUB sem logo

 

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!