Ícone do site HIHUB.TECH🌎🧬

Atletiba ON LINE: a disrupção através da primeira transmissão on-line do Brasil!

Toda transformação começa com um pequeno movimento, neste caso o movimento foi a recusa do Atlético Paranaense e do Coritiba em ceder os direitos de transmissão para a afiliada da Rede Globo pelo valor estabelecido, que representava metade do valor do ano anterior. Como alternativa, decidiram fazer a transmissão exclusivamente pelo Facebook e pelo You Tube, algo inédito no país e que rompeu com o status quo e modus operandi das operadoras de televisão e das Federações de Futebol.

No dia marcado, o jogo não aconteceu por que a Federação Paranaense de futebol encontrou uma desculpa para o jogo, alegando que os jornalistas em campo não estavam credenciados e claramente se opondo à transmissão on-line, dado que os direitos de transmissão haviam sido negociados com todos os outros times e com a Federação, agora times se rebelando nunca são uma boa alternativa.

Felizmente, na quarta-feira de cinzas o jogo finalmente aconteceu, a transmissão via You Tube e Facebook foram uma sensação, o jogo teve até comerciais no seu intervalo e a audiência foi extremamente significativa, o maior risco para a Rede Globo.

Durante minha pós-graduação em administração sempre aprendi que ter uma barreira forte de entrada é um atributo essencial para qualquer negócio. Pois bem, as emissoras de televisão acabaram de perder uma enorme barreira de entrada, com a possibilidade de se fazer transmissões de qualidade utilizando Facebook e You Tube. Não é à toa, que a Globo realizará em 2017, a terceira edição de seu Hackathon dentro da casa do Big Brother Brasil.

Foto: Hackathon Globo (Casa do Big Brother Brasil)

Porque repensar seu modelo de negócios é fundamental !

Esta impressionante transmissão teve os seguintes números:

– Pico de 208.500 pessoas simultâneas nas lives

– Mais de 8 milhões de pessoas alcançadas apenas na live do Atlético Paranaense do Facebook

– Mais de 850.000 interações nas lives;

Neste vídeo, converso com Rafael Nunes, co-fundador da NutriEduc, sobre esta transmissão histórica e suas consequências:

Vídeo: Fernando Cembranelli e Rafael Nunes

Foto: Atlético Paranaense e Coritiba

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Berrini Ventures/Hub de Inovação em Saúde

fernando@berriniventures.com

Sair da versão mobile