Atletiba ON LINE: a disrupção através da primeira transmissão on-line do Brasil!

Toda transformação começa com um pequeno movimento, neste caso o movimento foi a recusa do Atlético Paranaense e do Coritiba em ceder os direitos de transmissão para a afiliada da Rede Globo pelo valor estabelecido, que representava metade do valor do ano anterior. Como alternativa, decidiram fazer a transmissão exclusivamente pelo Facebook e pelo You Tube, algo inédito no país e que rompeu com o status quo e modus operandi das operadoras de televisão e das Federações de Futebol.

No dia marcado, o jogo não aconteceu por que a Federação Paranaense de futebol encontrou uma desculpa para o jogo, alegando que os jornalistas em campo não estavam credenciados e claramente se opondo à transmissão on-line, dado que os direitos de transmissão haviam sido negociados com todos os outros times e com a Federação, agora times se rebelando nunca são uma boa alternativa.

Felizmente, na quarta-feira de cinzas o jogo finalmente aconteceu, a transmissão via You Tube e Facebook foram uma sensação, o jogo teve até comerciais no seu intervalo e a audiência foi extremamente significativa, o maior risco para a Rede Globo.

Durante minha pós-graduação em administração sempre aprendi que ter uma barreira forte de entrada é um atributo essencial para qualquer negócio. Pois bem, as emissoras de televisão acabaram de perder uma enorme barreira de entrada, com a possibilidade de se fazer transmissões de qualidade utilizando Facebook e You Tube. Não é à toa, que a Globo realizará em 2017, a terceira edição de seu Hackathon dentro da casa do Big Brother Brasil.

hackathon-globo

Foto: Hackathon Globo (Casa do Big Brother Brasil)

Porque repensar seu modelo de negócios é fundamental !

Esta impressionante transmissão teve os seguintes números:

– Pico de 208.500 pessoas simultâneas nas lives

– Mais de 8 milhões de pessoas alcançadas apenas na live do Atlético Paranaense do Facebook

– Mais de 850.000 interações nas lives;

Neste vídeo, converso com Rafael Nunes, co-fundador da NutriEduc, sobre esta transmissão histórica e suas consequências:

Vídeo: Fernando Cembranelli e Rafael Nunes

atletiba2

Foto: Atlético Paranaense e Coritiba

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Berrini Ventures/Hub de Inovação em Saúde

fernando@berriniventures.com

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!