As oportunidades e desafios de empreender com biotecnologia no Brasil com Péricles Hassun, founder da InGene biotecnologia

A biotecnologia é uma das áreas mais complexas da saúde. A área envolve questões que devem ser trabalhadas com cautela, porém seus avanços são essenciais para a evolução da humanidade.

A área genética busca entender as combinações e trabalhá-las de forma que possibilite o ser humano a futuramente definir os padrões de seu corpo ou de seu filho, por exemplo.

Outro ponto extremamente relevante é em relação a produção de alimentos. Nos últimos anos, agrotóxicos e transgênicos tem levantado debates acerca do futuro da alimentação mundial.

O Brasil tem avançado significativamente nessas questões e esse avanço tem criado iniciativas de enorme impacto na área e essas iniciativas por sua vez trazem investidores de peso para o ecossistema.

O Péricles Hassun é um expoente em BioTech. Vem transformando a área e promovendo enorme destaque em relação as tecnologias emergentes e novas aplicações em genoma e área correlatas.

Péricles estará conosco no Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúde e na Parte 1 da sua entrevista ele nos explica mais sobre sua trajetória e construção da empresa Genesis Genetics Brasil, referência em medicina reprodutiva no Brasil e Latam.

 

  • Pode nos contar sobre sua trajetória na área da saúde?

Fiz graduação em Medicina Veterinária pela UNESP (1990), mestrado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo-USP (1999), doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Em 2002 fiz pós-doutorado em Biologia Molecular Estrutural, financiado pela FAPESP. Convidado pelo Departamento de Reprodução da Universidade Illinois (USA) em 2001 fiz pesquisas nas seguintes áreas: Biologia Molecular (Transgênese) e Biotecnologia aplicada a Reprodução Assistida. Na Universidade de Michigan (USA), em 2006, também atuei como Pesquisador convidado, colaborando com pesquisas na área de Tecnologia de Reprodução Assistida, Células-Tronco e Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD).

De 2003 a 2005, fui responsável pelos Laboratórios de Biologia Molecular Aplicado a Medicina Reprodutiva e pelo Laboratório de Reprodução Assistida do Setor de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de
Medicina (UNIFESP-EPM).

Fui diretor-presidente da Genesis Genetics Brasil (InGene Biotecnologia Ltda) e um dos responsáveis pelo Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Células-Tronco em Doenças Genéticas Humanas associado ao Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (CEGH-USP). Tive experiência na área de Bioquímica e Biologia Celular, com ênfase em Biologia Molecular e Embriologia,
atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia aplicada a reprodução, genética da infertilidade e diagnóstico genético pré-implantacional (PGD).

Com relação a minha trajetória como empreendedor:

A InGene Biotecnologia Ltda./ Genesis Genetics Brasil, foi fundada em 2006 na cidade de São Paulo – SP, e foi a primeira empresa brasileira especializada em diagnóstico genético pré-implantacional (PGD) com desenvolvimento totalmente nacional. O objetivo da empresa é oferecer às clínicas de Reprodução Assistida um portfólio altamente especializado de exames em PGD e informações sobre genética reprodutiva aos pacientes inférteis ou que sejam portadores de doenças genéticas e que desejam constituir uma família saudável, necessitando deste tipo de exame.

A criação da InGene se justificava por três razões: ausência de empresa especializada neste diagnóstico no país, a visão de um nicho de oportunidade com perspectiva
promissora de crescimento e, por último, a experiência adquirida de anos em genética
molecular e conhecimento do mercado da medicina reprodutiva pelo seu fundador e atual residente.

Desde o início, conquistou e fidelizou os maiores clientes especializados em
medicina reprodutiva (clinicas de reprodução assistida), o que traduzindo em números de ciclos de fertilização in vitro (FIV) no Brasil, a InGene possui mais de 90% do mercado.

Em 2008 deu continuidade ao seu caminho no sentido de transformar-se em uma das melhores empresas de diagnóstico genético voltado a medicina reprodutiva, a InGene fez uma parceria estratégica, baseada em transferência de tecnologia, com a maior empresa especializada em PGD no mundo, a Genesis Genetics Institute com sede em Detroit-USA.

Assim nasceu a Genesis Genetics Brasil (GGB), que rapidamente conquistou seu espaço, não só pela qualidade de seus serviços, mas também pela dinâmica inovadora do uso de biotecnologias. A InGene, hoje conhecida comercialmente como Genesis Genetics Brasil está instalada em um prédio adaptado para laboratórios de diagnóstico, totalmente em conformidade com as exigências da ANVISA e acreditado pelo PALC -SBPC/ML. Em 2011, seguindo um plano de ampliar nosso mercado para América Latina, abrimos uma subsidiária em Buenos Aires, Argentina. Atualmente expandimos nossos serviços para todos os países da América Latina.
A InGene Biotecnologia Ltda. é uma empresa de alta intensidade tecnológica, para tal faz
uso de profissionais altamente especializados com titulações de mestrado, doutorado e pós-doutorado, sempre envolvidos com atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação.
Tecnicamente, a empresa busca constantemente gerar e aperfeiçoar novas tecnologia com base nas melhores referências internacionais, participando de seminários, eventos e
enfatizando projetos de transferência do conhecimento. Neste cenário de competição
internacional, a interação com a academia e Centros de pesquisa é uma necessidade, assim a empresa mantém e busca profissionais na academia e promoveu a abertura de spin-off, como a Innovaomics Biotecnologia Ltda e Omics Biotech Animal.

Essa decisão possibilitou materializar o sonho de desenvolver uma empresa exclusivamente voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias e ressalta o espírito inovador e empreendedor dos seus sócios que, ao optarem por instalar a Innovaomics, inserem-se num Sistema de Inovação Local, alicerçado em várias parcerias e articulações, baseadas na articulação entre academia, empresas e poder público.

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!