AACD e a Inovação pela Colaboração!

Em 1950 Empreendedorismo e Inovação eram palavras pouco usadas. Muitos ainda não sabiam os seus significados e quase ninguém conseguia aplicar. O Brasil estava engatinhando no desenvolvimento industrial e a área da saúde era extremamente precária.

AACD-Vida é Movimento

Mas em 1950 um marco na Saúde brasileira surgiu. A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), fundada pelo médico especialista em Ortopedia Dr. Renato da Costa Bomfim, trouxe um conceito que já era difundido nos centros de reabilitação do exterior.

Atualmente a AACD é referência em Ortopedia no país, com um dos melhores tratamentos de pessoas com deficiência física.

Teleton

O projeto foi criado no dia 16 de maio de 1998 e exibido pelo SBT após uma reunião com Silvio Santos e a diretoria da AACD. Naquele ano, Décio Goldfarb, presidente da instituição na época, ligou para a apresentadora Hebe Camargo dizendo: “Eu preciso falar com o Silvio Santos”. Após a apresentação da ideia, Silvio cedeu 26 horas de programação todos os anos para a causa.

Atualmente está em sua 20a edição, tendo arrecadado cerca de R$ 500 milhões ao longo dos anos.

Vídeo: Anitta, no Teleton, com dançarinos super especiais

Esse auxílio, além de outros, possibilita que a AACD continue independente em relação as suas atividades, não necessitando de financiamentos ou investimentos que possam mudar o rumo do projeto.

Expansão

A entidade possui atualmente 12 Unidades distribuídas em 6 estados brasileiros.

As unidades de Campo Grande e Santana são as mais recentes, sendo entregues em 2011. Essa expansão é reflexo da necessidade da comunidade e do atendimento de excelência entregue pela Associação.

A expansão deve continuar nos próximos anos com o aumento da demanda e a necessidade de multiplicar o acesso.

Inovação

Não é apenas na questão dos tratamentos e atendimento ao público que a AACD busca inovação. Nos últimos meses, 2 iniciativas de alto impacto na organização está  trazendo ótimos frutos.

Parceria com a CISCO

Com uma parceria entre a AACD e a CISCO, houve a modificação da infraestrutura de tecnologia e o modelo operacional de todas as Unidades, reduzindo custos e o tempo gasto em atividades como a recepção de pacientes encaminhados pelo SUS, por exemplo, otimizando a operação de serviços fundamentais.

Captação de Recursos

Com a crise econômica que o Brasil vem sofrendo, a organização está tendo problemas para arrecadar dinheiros e continuar com sua administração independente. Com esse cenário, a AACD aderiu a uma nova plataforma de captação de recursos.

A Global Giving é a plataforma com a maior comunidade de financiamento colaborativo do mundo, auxiliando especificamente a área de esportes da AACD a continuar com seus projetos em desenvolvimento. Esse setor da AACD visa  proporcionar aos pacientes a inclusão social por meio do esporte, revelando atletas paralímpicos.

Superando as dificuldades

A AACD é reconhecida pela superação de desafios. Nesse mês a campanha que está sendo realizada é a #BoraSeMexer.

A cada hashtag #BoraSeMexer postada no Instagram ou no Facebook a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Rio Preto vai receber a doação de R$ 1.

O dinheiro vai ajudar no tratamento de 306 pacientes com dificuldades de locomoção. Pessoas famosas, como o ginasta Arthur Zanetti aderiu a campanha e vem auxiliando na divulgação.

A  AACD será uma das empresas visitadas, no dia 7 de Dezembro, durante o Curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

PARTICIPE!

Participe do nosso Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúde, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, em São Paulo. O curso téorico-prático incluirá visitas à excelentes empreendedores e startups de São Paulo e aulas com alguns dos maiores empreendedores e inovadores em saúde do país.

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO!

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!