A Tecnologia, o Combate ao Coronavírus e a Invasão de Privacidade

Aonde vamos chegar com o “famoso” coronavírus “na real”, ninguém realmente sabe hoje em dia … ponto! Numa visão de “cartomante futurista”, o New York Times arrisca-se a dizer que “ninguém sabe o que vai acontecer”. O impacto do coronavírus na economia será brutal em termos de redução de mercado para algumas oportunidades e, ao mesmo tempo, a criação de novas oportunidades: Video – Covid-19: why the economy could fare worse than you think | The EconomistGreat Overview!

Apesar de toda ajuda e progresso que a tecnologia tem trazido para a arena do combate à Covid-19 , a presença desta “high tech” já começa a incomodar quando se olha as liberdades individuais dos cidadãos ao redor do mundo. Um dos maiores pensadores contemporâneos, Noam Chomsky, alerta para as consequências da tecnologia poder controlar nossas vidas com o objetivo, ao mesmo tempo, de facilitar nossas vidas: Don’t let Big Tech turn the world into a China, Noam Chomsky warns, Deccan Chronicle, 25.may.2020.

Uma enxurrada de aplicativos de coronavírus está nos rastreando. Agora é hora de acompanhá-los. Já foi criado até um banco de dados para acompanhar estas apps chamado Covid Tracing Tracker: A flood of coronavirus apps are tracking us. Now it’s time to keep track of them, MIT Technology Review, 07.may.2020. Veja mais sobre aplicações de “contact tracing” aqui: Artificial intelligence startup dives into COVID-19 contact tracing, targets privacy worries, TechWire, 28.may.2020.

A Coréia do Sul diminuiu com sucesso a propagação do coronavírus. Juntamente com as medidas e testes generalizados de quarentena, o uso inovador da tecnologia no país é creditado como um fator crítico no combate à propagação da doença. À medida que a Europa e e os Estados Unidos lutam para lidar com a pandemia, muitos governos estão se voltando para ferramentas de IA (Inteligência Artificial) tanto para avançar na pesquisa médica e como para gerir a saúde pública, agora e no longo prazo dentre as quais destacamos: soluções técnicas para rastreamento de contatos (“contact tracing”), controle de sintomas, certificdados de imunidade e outras aplicações.  Essas tecnologias são certamente promissoras, mas devem ser implementadas de maneiras que não comprometam os direitos humanos: AI can battle coronavirus, but privacy shouldn’t be a casualty, TechCrunch, 26.may.2020.

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!