A Sa├║de Mental no Novo Normal

*Por Ricardo Lauricella

Com a pandemia instaurada pelo novo coronav├şrus, a express├úo, o ÔÇťnovo normalÔÇŁ tem tomado conta do notici├írio, lives, webinars e tantas outras formas de comunica├ž├úo. Mas, afinal para onde estamos indo?

Psic├│logos e psiquiatras s├úo un├ónimes em apontar que a mudan├ža s├║bita do estilo de viver, imposto pela amea├ža da Covid-19, evidencia os riscos ├á sa├║de mental. Al├ęm das bruscas altera├ž├Áes em nosso cotidiano, com falta de rotinas as quais est├ívamos acostumados, existe o receio de uma doen├ža grave, ainda pouco conhecida.

Muitos de n├│s podem e, devem contar com o apoio de profissionais que nos ajudem a diferenciar o que s├úo cren├žas limitantes irreais, dos medos saud├íveis, que nos protegem. Neste universo, startups de consulta online como a Televita e Fala Freud t├¬m despontado como ferramentas acess├şveis.

Tantas incertezas no dito, novo normal, levaram empresas de diversos setores a apostarem em solu├ž├Áes como a da healthtech Vittude , com apoio psicol├│gico para as ansiedades de seus colaboradores. Um mercado promissor, a pr├│pria Vittude apontou, durante a pandemia, um crescimento de pacientes em 318%.

O modelo de teleatendimento tem sido usado em diversas ├íreas, inclusive com uma incipiente telemedicina. Em uma discuss├úo mais profunda, podemos debater at├ę que ponto esse modelo pode ir. Mas, ├ę inevit├ível dizer que tal pr├ítica veio para ficar e, em certa medida, democratizar o acesso ├á sa├║de.

Um forte abra├žo e cuide-se!

Ricardo Lauricella

ricardo@paragrafocomunicacao.com.br

ÔÇô

Ricardo Lauricella ├ę entusiasta do terceiro setor e sa├║de. Graduado em Comunica├ž├úo Social e Jornalismo, com P├│s-gradua├ž├Áes em Comunica├ž├úo Corporativa e Gest├úo no 3┬║ setor, trabalha h├í 15 anos nas atividades de planejamento e interlocu├ž├úo com diferentes setores, especialmente na ├írea da sa├║de. Por dez anos foi respons├ível, no CIES Global, pela diretoria de comunica├ž├úo e relacionamento institucional, al├ęm de ter sido superintendente na Turma do Bem e membro fundador do Comit├¬ Organizador do F├│rum Intersetorial para Combate ├ás DCNT┬┤s no Brasil. Hoje atua em Comunica├ž├úo Corporativa, na Par├ígrafo Comunica├ž├úo e, ├ę criador do podcast A Causa.

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!